Notícias dos Gabinetes
Audiência proposta por José Vitti discutirá cargo de psicólogo na rede pública de ensino
O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região, por meio da Comissão Especial de Psicologia da Educação, realiza nesta quinta-feira, 8, às 9 horas, no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás uma audiência pública para discutir a criação do cargo de psicólogo escolar na rede pública de ensino de Goiás. A proposta da audiência é do deputado estadual José Vitti, que atendeu à demanda apresentada pelo CRP-09.
A proposta da criação do cargo se justifica uma vez que irá contribuir com a melhoria da qualidade da educação, considerando os diferentes problemas escolares na atualidade envolvendo as relações humanas e as questões subjetivas de ensino-aprendizagem.
Além disso, a criação do cargo irá regularizar a situação dos atuais psicólogos que atuam na Rede Pública Estadual e também propiciará condições para a realização de concursos públicos para contratação de novos psicólogos.
A presidente da Comissão de Psicologia da Educação do CRP-09, Alba Cristhiane Santana da Mata, explica que atualmente existem 72 psicólogos atuando em equipes multiprofissionais em situação de desvio de função, pois fizeram concurso para professor ou para cargo administrativo e também um grande número de profissionais trabalhando com contrato temporário.
“O crescente aumento de problemas no cotidiano escolar exige políticas públicas que possam realmente contribuir com a construção da qualidade da educação. Nesse sentido, a inserção do psicólogo escolar nesse espaço pode trazer contribuições significativas, uma vez que esse profissional é especialista em processos de desenvolvimento humano e possui habilidades para a realização de projetos interventivos relativos aos problemas escolares”, afirma.
O deputado José Vitti considera que as audiências públicas constituem-se em instrumentos legítimos de debates e discussões de temas importantes à sociedade. “Nesse sentido, importante, salutar e bem-vinda a iniciativa do Conselho em promover o debate acerca da atuação do profissional de Psicologia na Rede Pública de Ensino, considerando ser o ambiente escolar, por si só, um microssistema social em que se produzem e reproduzem diversas formas de relacionamento”, destaca o parlamentar.