Notícias dos Gabinetes
Proposta estabelece que empresas informem dados de motociclistas nos capacetes
Projeto de lei apresentado nesta quarta-feira, 07, pelo deputado estadual Francisco Júnior (PSD) obriga que as empresas que utilizam motocicletas para diversos serviços como entregas, transporte e atendimentos, informem os dados dos funcionários condutores no capacete. Segundo o parlamentar o objetivo da lei é salvar a vida dos motociclistas em caso de acidente em que o condutor fique sem condições de repassar as informações.
Nos últimos 15 anos o crescimento da taxa de mortalidade em acidentes com motocicleta no Brasil aumentou 846,5% e alcançou 13.452 vítimas fatais em 2010. “É uma lei simples. Queremos que, no capacete do condutor, as informações como tipo sanguíneo, fator RH, que poderão salvar sua vida caso fique desacordado, estejam visíveis. É um procedimento fácil de se adequar e de custo baixo para as empresas”, afirma o deputado.
Em Goiás a frota de motocicletas tem crescido bastante, especialmente na região metropolitana, com 269 mil motos apenas na capital, segundo dados do Detran. Como trata-se um veículo de baixo custo na comparação com o carro, muitas empresas optam pelo veículo para seus serviços e os acidentes são comuns.