Notícias dos Gabinetes
Tiãozinho Costa quer inserir Goiânia No Dia Mundial sem Carro
O objetivo é despertar a população para a importância do combate à poluição do ar, à emissão excessiva de gases e ao efeito estufa, além de estimular o uso de transportes não-motorizados como bicicletas, patins e outros.
“O evento em Goiânia, será mais uma oportunidade para discutir a necessidade de haver mais investimentos em transporte coletivo de boa qualidade, mais eficiente e barato, e a criação de políticas públicas para o setor”, destaca o deputado Tiãozinho Costa, que tem como principal plataforma política, a preservação do meio ambiente.
De acordo com levantamento do Detran de Goiás, proporcionalmente, Goiânia tem a maior frota de veículos do país. O que dá em média, um veículo para cada dois habitantes. Por ano, a capital recebe cerca de 5 mil novos carros.
O primeiro Dia sem Carro foi realizado na França em 1998. Desde então, a mobilização se estendeu a vários países, chegando ao Brasil em 2001. A partir de 2005, várias cidades brasileiras como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador entre outras, aderiram ao movimento.
Em Goiânia, O Dia Mundial sem Carro vai acontecer na Feira Coberta do do Jardim América, a partir das oito horas da manhã . Autoridades ligadas ao meio ambiente e ao trânsito já confirmaram presença. Organizações Não Governamentais que lutam pela preservação da natureza também vão participar do evento que terá ainda várias atrações artísticas.