Notícias dos Gabinetes
Tiãozinho Costa apresenta projeto de Integração do Legislativo na Alfa
O deputado estadual Tiãozinho Costa (PTdoB) realizou na tarde da última quinta-feira, 17 de setembro, o primeiro encontro de Integração do Legislativo e Universidades com o curso de direito das Faculdades Alves Faria. O evento que foi realizado no Núcleo de Prática Jurídica da faculdade, contou com a presença do coordenador do curso Sergio Soeiro e da coordenadora adjunta Maria Tereza. Alunos e professores também compareceram.
O deputado Tiãozinho Costa abriu os trabalhos explicando aos alunos os fundamentos do projeto de integração. “É um projeto democrático, onde vocês alunos, tem a oportunidade de propor projetos de interesse para a sociedade, além de conhecerem um pouco mais das premissas do trabalho legislativo. É uma forma de fazer a sociedade, legislar”, afirmou o parlamentar.
O coordenador do curso de direito das Faculdades Alfa, Sergio Soeiro, falou sobre a parceria com o legislativo e afirmou que para os alunos é uma oportunidade ímpar de crescimento intelectual e conhecimento técnico. A coordenadora adjunta do curso, Maria Tereza, definiu como brilhante a iniciativa do deputado Tiãozinho Costa. “Integrar o Legislativo com as Universidades é sem dúvida, uma forma de levar o poder ao povo”, afirmou.
A procuradora geral da Assembleia, Drª Regiane Meira, explicou aos alunos os quesitos técnicos a serem preenchidos na elaboração de um projeto de lei ou de um requerimento. Segundo ela esse processo exige dos alunos conhecimento em diversas áreas, o que enriquece o trabalho acadêmico. “É preciso conhecer a Constituição Federal a fundo, entender sobre leis, saber se elas já existem ou não e principalmente, desenvolver um olhar crítico perante a sociedade para, a partir daí, ter idéias para melhorá-la”, afirmou a procuradora.
O projeto de Integração Legislativo e Universidades é uma iniciativa do deputado Tiãozinho Costa que vem sendo desenvolvido desde o inicio deste ano com instituições de ensino e cursos de diversas áreas. Projetos que surgiram dessa parceria já estão tramitando na Assembleia e requerimentos passam por análise técnica para serem acatados pelo Governo do Estado. Um deles, o que pede o provimento de vagas para Gestor Ambiental em concurso público da Semarh já está na SEFAZ para análise do impacto financeiro na folha de pagamento estadual.