Notícias dos Gabinetes
Projeto de Tiãozinho altera a Política Estadual de Resíduos Sólidos
Um projeto do deputado Tiãozinho Costa (PTdoB) que altera a Política Estadual de Resíduos Sólidos acaba de virar Lei. O governador Alcides Rodrigues sancionou a modificação que exige destino adequado a carcaças de animais mortos na zona rural sob responsabilidade dos proprietários das áreas. A fiscalização deve ser feita pelas autoridades ambientais competentes.
Segundo o deputado, a Lei se faz essencial para que se evite a contaminação do meio ambiente na área rural, minimizando o aparecimento de novas doenças e a geração de transtornos à vida do homem no campo. O acondicionamento correto das carcaças de animais mortos evita que animais saudáveis se contaminem direta ou indiretamente por doenças como a febre aftosa.
Tiãozinho Costa que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia, acredita que com a nova Lei, produtores rurais devem ser conscientizados de que dar o destino adequado a essas carcaças é garantir um ambiente saudável para suas criações. “Essa lei não é mais um método para punir o homem do campo, mas sim uma oportunidade para que ele tenha ainda mais produtividade em suas terras”, afirma o parlamentar.