Notícias dos Gabinetes
Tiãozinho Costa propõe política de incentivo à fruticultura
O deputado Tiãozinho Costa (PTdoB), apresentou projeto de lei que cria a Política Estadual de Incentivo à Fruticultura. Os objetivos são incentivar a produção, a industrialização, a comercialização e o consumo de frutas no Estado de Goiás.
O parlamentar destaca que o incentivo gerado pela lei proposta contribuirá também para promover o desenvolvimento e a divulgação de tecnologias aplicáveis à fruticultura, em especial os métodos de irrigação e a produção de material genético básico. “Queremos ainda estimular a melhoria da qualidade dos produtos tendo em vista o aumento da competitividade do setor e contribuir para a geração de empregos e para o aumento da rendo no meio rural, especialmente por meio de ações voltadas para a agricultura familiar de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável”, justificou o deputado.
Dentre as diretrizes preconizadas pela Política Estadual de Incentivo à Fruticultura, o parlamentar destaca a ênfase em pesquisas e experimentos, estímulo à qualificação e capacitação profissional, integração entre órgãos públicos, empresas, cooperativas e associações de produtores, garantia de assistência técnica, priorização da agricultura familiar, estímulo à criação de linhas de crédito e identificação das áreas propícias ao cultivo de diferentes espécies frutíferas.
Na avaliação do deputado, “o incentivo à fruticultura no Estado de Goiás estimulará não somente essa atividade, mas em especial a agroindústria, gerando renda e aumento da oferta de emprego”.