Notícias dos Gabinetes
Cinco projetos de Tiãozinho Costa viraram lei este ano
Cinco projetos de autoria do deputado estadual, Tiãozinho Costa (PTdoB) viram lei este ano. A primeira , institui no calendário oficial do Estado, a “Festa do Batan” realizada anualmente no município de Orizona, a segunda, cria a Política de Apoio à Agricultura Urbana do Estado de Goiás, a terceira trata da criação da Semana Estadual e do Dia Estadual do Romeiro, a serem comemoradas no mês de julho, a quarta lei determina que a Educação Ambiental deve ser trabalhada em todas as disciplinas, e por último, a lei complemetar que concede estímulos especiais aos doadores voluntários e sistemáticos de sangue.
A “Festa do Batan”, um dos dez maiores eventos religiosos do Estado, é comemorada em julho no povoado de Egerineu Teixeira (antiga Ubatan), no município de Orizona. O evento, que é realizado há 80 anos durante quatro dias, reúne fiéis devotos de Santa Luzia.
A Política de Apoio à Agricultura Urbana do Estado de Goiás será formulada e executada como parte da política agrícola e estará voltada para a segurança alimentar e nutricional da população. Como agricultura urbana entende-se o cultivo de hortaliças, plantas medicinais, espécies frutíferas e flores, assim como a criação de animais de pequeno porte, piscicultura e a produção artesanal de alimentos e bebidas para o consumo humano.
A Semana Estadual do Romeiro será comemorada na primeira semana de julho. O Dia Estadual do Romeiro no dia 5 julho. O dia e a semana do Romeiro serão marcados por atividades pedagógicas, cavalgadas e desfile de carros de boi. Ao instituir a Semana e o dia do Romeiro, o deputado Tiãozinho Costa presta uma homenagem aos milhares de devotos do Divino Pai Eterno em Trindade.A tradicional romaria é a maior festa religiosa da região Centro-Oeste do país.
A Educação Ambiental se tornou obrigatória como disciplina da parte diversificada do ensino da rede estadual graças a um projeto do deputado Tiãozinho Costa. Isso significa dizer que o tema terá que ser desenvolvido agora em todas as matérias do currículo escolar. Essa lei foi resultado de consultas ao Conselho Estadual de Educação, Procuradoria Jurídica da Assembléia Legislativa e também de uma audiência pública promovida pelo deputado.
E o quinto projeto do deputado a virar lei este ano, é o que concede estímulos especiais aos doadores voluntários e sistemáticos de sangue. Em Goiás, o doador devidamente cadastrado pela Secretaria Estadual de Saúde, através do Hemocentro terá direito a meia-entrada em todos os locais de cultura, esporte e lazer mantidos pelo governo estadual. A meia-entrada corresponde a 50% do valor do ingresso.