Notícias dos Gabinetes
Francisco Jr resgata proposta para criação de Centros de Referência em Doenças Raras
Ao lembrar o Dia Mundial das Doenças Raras, comemorado na última sexta-feira, dia 28 de fevereiro, o deputado estadual Francisco Júnior (PSD) resgatou o seu projeto de lei que estabelece Centros de Referência para o tratamento de Doenças Raras em Goiás. A proposta prevê um serviço de saúde especializado nestas unidades, que terão a responsabilidade de mapear, diagnosticar e prestar assistência médica, de reabilitação e farmacêutica plena aos usuários do SUS.
Para Francisco Júnior o objetivo da proposta é dar maior agilidade na identificação da doença e o tratamento adequado já que, em muitos casos, o paciente luta contra o tempo. “A criação dos centros de referência facilitará o diagnóstico daquelas doenças que os médicos, por não serem especialistas na área, acabam demorando a descobrir. Como o problema pode se agravar, gerando uma complicação, a unidade aumentará as chances do tratamento ser mais eficaz”, diz o parlamentar.
A OMS define como doenças raras aquelas que afetam um pequeno número de pessoas quando comparado com o total, mas que hoje, pela sua grande variedade, elas já atingem 400 milhões de pessoas pelo mundo, cerca de 8% da população. “Apesar de, individualmente, cada uma das patologias, tidas como raras, comprometer menos de uma em cada 2.000 pessoas, é preciso salientar que há milhares de doenças raras identificadas”, afirma o deputado.
O projeto de lei foi apresentado na Assembleia Legislativa em junho do ano passo e prevê que os Centros de Referência deverão ser credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), para que a população mais carente tenha acesso. Francisco Júnior afirma que a ideia é ter, na mesma unidade de saúde, todo o tratamento à disposição, desde o diagnóstico até a cura.