Notícias dos Gabinetes
Gustavo Sebba concede entrevista à TV Metrópole
O deputado Gustavo Sebba (PSDB) e líder do partido na Assembleia Legislativa de Goiás concedeu entrevista à Rádio e TV Metrópole, oportunidade que discorreu sobre a atuação parlamentar e os projetos que pretende apresentar neste início de mandato. Sob o comando do jornalista Jota Sobrinho o deputado ressaltou a importância do compromisso para este primeiro mandato, eleito também para o primeiro cargo político. “Entro na Casa com o sentimento de renovação da classe política, principalmente de práticas políticas”.
Como médico, Gustavo Sebba ponderou que não tem a política como profissão e explicou que existem políticos profissionais que tiram seus sustentos. “Sou médico e estou como político para, enquanto deputado, poder contribuir com a sociedade goiana e com os municípios que confiaram em mim, principalmente na área da saúde”.
O parlamentar acrescentou que chega à Assembleia com idéias e práticas novas para também resgatar a credibilidade da classe política. Questionado sobre a imagem negativa dos políticos a exemplo da situação política do País, Gustavo Sebba disse que durante o período eleitoral percebeu esse sentimento da população. “Digo que vivemos um círculo vicioso em que se vê apenas atos de corrupção por parte de políticos tradicionais e isso cria uma aversão, principalmente dos mais jovens, à política”.
Gustavo Sebba ainda acrescentou que essa falta de interesse pela política carrega conseqüências do voto mal atribuído, resultando em práticas políticas pouco amistosas. “Temos que nos politizar, debater e questionar. Se achamos que está ruim, a solução não é cruzar os braços. Queremos acabar com essa imagem ruim do País”.
O deputado relembrou a experiência em hospitais da Capital e tem a saúde como uma das suas principais bandeiras. “Conheço as grandes dificuldades e os gargalos e, apesar de Goiás seguir na contramão do restante do País, com a implementação das OS, que é exemplo para o Brasil, vimos a transformação da iniciativa do governador”.
Ao contrário do ex-governador Iris Rezende, o parlamentar ressaltou que o governador Marconi Perillo investiu em ensino. Gustavo Sebba disse que quer atuar na área da saúde para diagnosticar os erros. O parlamentar acrescentou que também pretende atender as demandas específicas de cada região, não se restringindo apenas à saúde. “Temos que priorizar o municipalismo. Quero ser representantes dos municípios, assim como o governador faz”.
Gustavo Sebba ainda ponderou que os municípios passam por certas dificuldades em suas gestões e disse que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) não consegue dar suporte necessário. Mesmo sendo da base, o deputado acredita que a discussão também deve ser no âmbito estadual. “Não é justo que a maior parte do que é produzido pelos municípios vá para os governos. Temos que rever o pacto federativo”.
Indagado sobre o posicionamento do PSDB para as eleições municipais de 2016, Gustavo Sebba confirmou que a legenda terá um candidato próprio em Goiânia e em Aparecida de Goiânia, para fortalecer o partido e oferecer governabilidade à gestão estadual. Nos outros municípios, o líder da sigla na Assembleia disse que a intenção é apresentar o maior número de candidatos.
Em nível nacional, Gustavo Sebba ponderou que o PSDB de Goiás tem condições de alcançar a presidência da República. “Marconi é hoje um trunfo de Goiás. Esse trabalho e essa disposição talvez sejam o que falta para o Brasil. Não tenho dúvida de que o próximo presidente será do PSDB”. Na oportunidade, o parlamentar se posicionou contrário ao impeachment por considerar que seria uma desestruturação do País.