Notícias dos Gabinetes
Dr Antonio defende amamentação durante concurso público
Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei de iniciativa do deputado Dr Antonio (PDT) que garante direito de amamentação às mães durante a realização de concurso público.
A proposta beneficia mães de bebês com até 06 meses. Pelo projeto a comprovação da idade será feita por meio da certidão de nascimento. O projeto prevê ainda a obrigatoriedade por parte dos organizadores do concurso, de garantir espaço adequado para amamentação.
Pela proposta, a cada duas horas de prova a mãe terá direito à meia hora para dar assistência a criança. A iniciativa também garante o direito a mãe levar uma acompanhante pro local do concurso, para que essa pessoa fique olhando a criança enquanto a candidata faz a prova.
Segundo o deputado Dr Antonio com a criança por perto a mãe fica mais tranquila na realização das provas. Ainda, de acordo com o parlamentar, isso amplia direitos.
Em São Paulo
Em São Paulo projeto de lei prevê multa para o estabelecimento que proibir ou constranger uma mãe durante a amamentação foi aprovado em segunda votação na Câmara de Vereadores.
O projeto, que agora vai para a sanção do prefeito Fernando Haddad (PT), prevê multa de R$ 500 para quem tentar barrar uma mulher de amamentar a criança em público. Em caso de reincidência, o valor dobra.