Notícias dos Gabinetes
Simeyzon Silveira cobra cumprimento de cronograma das obras do aeroporto de Goiânia
O deputado Simeyzon Silveira (PSC) realizou na última quarta-feira, 1º de abril, visita às obras da construção do novo aeroporto de Goiânia. O parlamentar, presidente da Comissão de Turismo, estava acompanhado por José Eduardo Bernat, responsável pela obra, que veio a Goiânia especialmente para a visita.
Os deputados Marquinho Palmerston (PSDB), Eliane Pinheiro (PMN), Jean (PHS) e Charles Bento (PRTB) participaram da apresentação do cronograma e reunião com o responsável pela obra.
Representantes de entidades de classe também estiveram na obra. Estavam presentes representantes do Fórum Estadual de Turismo, da FIEG (Federação das Indústrias de Goiás), do Convention Bureau, da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo).
Simeyzon se reuniu com José Eduardo Bernat e todos os presentes em uma sala onde foram mostrados números e projeções das obras do aeroporto. Segundo o responsável pela obra, o aeroporto será entregue em abril de 2016.
Bernat também confirmou que as obras no Aeroporto Santa Genoveva, serão retomadas na próxima semana. A Infraero emitiu a autorização para obras e serviços referentes à infraestrutura e redes externas de pista de taxi, pátio de estacionamento de aeronaves, vias de serviço internas, acesso viário, estacionamento de automóveis e sistemas de controle de acesso.
A previsão é de que a capacidade do terminal passe de 6,3 milhões de passageiros por ano, quase o dobro de 2014. A execução das obras será feita pelo Consórcio Odebrecht - Via Engenharia.
Cobrança de cronograma
Após a visita, o deputado Simeyzon Silveira afirmou que prefere acreditar no compromisso da própria presidenta Dilma Rousseff (PT), que fez a promessa de entregar em novembro. “Conversamos com o consórcio hoje e recebemos a notícia que tudo será feito para que as obras sejam adiantadas, dependendo dos recursos e dos repasses”, afirmou o deputado, cobrando que o cronograma seja cumprido.
Para o parlamentar, a visita – considerada positiva - não aconteceu apenas para cobranças, mas também para conhecer o que está faltando da obra. “Colocamos a Comissão de Turismo à disposição de ajudar a fazer esta gestão, a parte política”.
Sobre o papel da Comissão na visita, Simeyzon afirmou que o interesse na obra é de toda a sociedade. “A Comissão esteve junto para pressionar dentro do que a presidente Dilma prometeu, mas colocar a Comissão para fazer a gestão política da maneira que precisa ser feita. Por que essa visita não é um tema partidário, esse é um interesse da sociedade goiana. A obra é fundamental para Goiás.”, salientou.
O deputado disse ainda que ele e os participantes da Comissão de Turismo estarão presentes para cobrar a execução e, por isso, foram à obra. Simeyzon também quer ter acesso a documentos que mostram pendências no orçamento das obras.
“Viemos para ver qual o cronograma de execução das obras, e analisar junto ao Consórcio, quais as possibilidades destas entregas. O Consórcio colocou que está em processo de conversação para que os adiantamentos sejam realizados, e nossa missão é cobrar o cronograma de execução, e oficializamos hoje um documento - com todos da Comissão de Turismo assinando – pedindo uma cópia mensal do andamento do cronograma e execuções da obra do aeroporto”, completou o deputado.
Entrega em 2016
Durante a apresentação feita para os deputados e para a imprensa, José Eduardo Bernat afirmou que até o fim de novembro deste ano as principais obras devem ficar prontas. “Após, apenas serviços menores e que podem ser realizados no período de chuva que devem ser realizados”, afirmou.
O trabalho relacionado às obras de infraestrutura deverá ser concluído até o dia 30 de novembro deste ano. Já os demais serviços têm prazo até 4 de abril de 2016, data prevista para o encerramento do contrato, que tem valor de R$ 211,5 milhões.
José Eduardo Bernat mostrou alguns números durante a apresentação. O novo terminal terá 34 mil m², enquanto o atual tem apenas 8 mil m². E o estacionamento de veículos sobe dos atuais 589 vagas, para 959.
O estacionamento de aeronaves também crescerá consideravelmente. Atualmente não há nenhuma ponte de embarque e seis estacionamentos remotos. Quando estiver pronto, o novo terminal terá quatro pontes de embarque e sete estacionamentos remotos.
Em entrevista após a apresentação, Bernat afirmou que hoje em torno de 92% do terminal de passageiros já está pronto e, o restante, são serviços de infraestrutura que se iniciam na próxima segunda-feira. “Uma coisa depende da outra. Um exemplo é que para colocar a ponte de embarque funcionando, que faz parte da obra do terminal, eu preciso que o piso do pátio esteja concluído”.
O responsável pela obra salientou que a previsão de entrada em pleno funcionamento é para abril de 2016. “Temos o compromisso com o governo federal de que tentaremos em novembro entregar este terminal. Faremos todo o esforço para que isto aconteça.
José Eduardo mostrou como deve se dar o acesso ao novo terminal. Serão construídas vias de acesso pela BR-153 e também pelo Jardim Guanabara, o que facilitará a chegada e saída dos passageiros. “Aumentar a capacidade do aeroporto de Goiânia aumentará bastante o conforto dos passageiros”.
Bernat afirmou ainda que os recursos para a obra estão previstos na LOA (Lei Orçamentária Anual), que foi aprovada e está para ser sancionada na Presidência da República, o que ainda não aconteceu.
“As obras que se iniciarão nos próximos dias serão a do entorno do terminal. O acesso viário, o estacionamento de veículos, o pátio de estacionamento de aeronaves e as pistas de taxis das aeronaves”, finalizou.