Notícias dos Gabinetes
Lissauer Vieira participa de abertura da Tecnoshow
Líder da bancada do PSD, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio e vice-presidente da Comissão da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, o deputado Lissauer Vieira, participou nesta segunda-feira, 13, da abertura de mais uma edição da Tecnoshow Comigo. Realizada todos os anos, em Rio Verde, no Centro Tecnológico da Comigo (CTC) pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste, é a maior feira do agronegócio do Centro-Oeste brasileiro.
Lissauer Vieira, representante da região Sudoeste de Goiás, ao lado do prefeito Juraci Martins, do deputado federal Heuler Cruvinel, do presidente da Câmara de Vereadores, Iran Cabral e do presidente da Comigo, Antônio Chavaglia, recepcionaram a comitiva de autoridades lideradas por três ministros de Estado e pelo vice-governador de Goiás.
Estiveram presentes na solenidade de abertura da feira os ministros Joaquim Levy (Fazenda), Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Vinícius Lages (Turismo). Para o deputado Lissauer as presenças de ministros na Tecnoshow mostram a credibilidade da feira e por consequência o valor do agronegócio para a economia brasileira. “Pela primeira vez a Tecnoshow recebeu a visita de um ministro da Fazenda, isso é muito importante, pois desperta em alguém totalmente economista o valor que a produção rural representa para a nação e ambienta ele com a nossa pujança e dificuldades”, argumenta Lissauer.
Além dos ministros Joaquim Levy, Kátia Abreu e Vinicius Lages, o vice-governador José Eliton, a senadora Lúcia Vânia, deputado federal, Marcos Montes (presidente da Bancada Ruralista na Câmara Federal), presidente da Embrapa, Maurício Lopes, presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, vice-presidente da CA, José Mário Schreiner, diversos prefeitos, vereadores e representantes de entidades de classe, participaram do evento.
Anúncio de Plano Safra
Até o final do mês o governo federal deve divulgar o Plano Safra 2015/2016. O anúncio foi feito pelos ministros Joaquim Levy e Kátia Abreu. O presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, disse que o setor está esperançoso que as medidas venham de encontro aos anseios da classe. "Não podemos deixar as pessoas abandonarem o campo. Temos de proteger a renda do produtor rural. Sem acesso ao crédito e preços mínimos decentes, o produtor não consegue sustentar sua família com dignidade", alertou Chavaglia em discurso de improviso no Auditório 1 do Centro Tecnológico da Comigo (CTC).
Ex-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Kátia Abreu discorreu sobre as principais demandas dos produtores. Ela revelou que está em estudo, pelo Ministério da Agricultura, uma lei agrícola para regular o setor e estabelecer um plano safra de longo prazo (hoje é anual). A ministra também garantiu que o Plano Safra 2015/2016 terá, no mínimo, os mesmos recursos de 2014/2015 - R$ 156 bilhões.
"Vamos manter os recursos, mas os juros não serão mantidos. Os juros serão compatíveis com o ajuste fiscal que o governo federal está promovendo. Até o final do mês a presidenta Dilma vai anunciar o plano, com valores, volume de crédito e taxas", afirmou Kátia Abreu. Outra boa notícia será o lançamento, no dia 29 de abril, do Plano Nacional de Defesa Agropecuária, cuja missão será creditar confiança e respeitabilidade ao produto brasileiro.
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que dispensou o uso do púlpito para discursar, anunciou que aumentará o volume de recursos para a classe média rural entre 20% e 25%. As condições, segundo ele, serão apresentadas até o final do mês, juntamente com as medidas de custeio da próxima safra e o seguro agrícola. "Queremos garantir tranquilidade para que todos possam se dedicar à sua terra e ter acesso às tecnologias, com uma classe média cada vez mais forte no campo." Segundo ele, o agronegócio vai ajudar na "arrumação" da casa da economia nacional.