Notícias dos Gabinetes
Lissauer participa de evento e destaca resgate das tradições
O deputado estadual Lissauer Vieira, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio e líder do PSD na Assembleia Legislativa, participou no último sábado, 2, do evento cultural, “Queima do Alho”, na Fazenda Castelo Branco, em Rio Verde.
As Comitivas Fonseca, Só Muares, Fazenda Castelo Branco e Burro Chucro relembraram na memória dos presentes o trabalho árduo praticado pelos autênticos ‘peões de boiadeiro’ na condução de boiadas pelas estradas de Goiás. “É muito importante para a cultura goiana a permanência de costumes como esses. Eventos dessa natureza enobrecem as nossas tradições. E, povo sem tradição morre a cada geração”, disse o deputado.
O nome “Queima do Alho” é dada a tradição da culinária típica, que bem antes do surgimento dos caminhões gaiola e das estradas pavimentadas, conduziam boiadas pelas estradas de terra, de uma fazenda à outra, e até de um estado a outro, percorrendo grandes distâncias, durante dias. Nas paradas, em vários pontos para pernoite, era servido a alimentação aos peões, preparada antecipadamente pelo cozinheiro da comitiva. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão. Esse movimento socioeconômico e cultural ocorreu mais intensamente na região compreendida pelo norte do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
O parlamentar destacou o trabalho dos organizadores e se comprometeu no empenho para manter viva a tradição com apoios e incentivos. “Estaremos buscando, através de meu mandato, incentivos e apoios junto ao Governo do Estado, para impulsionar eventos que resgatam a história de nossa gente e, com certeza, a Queima do Alho é um desses”, indicou Lissauer.