Notícias dos Gabinetes
Vanuza participa de homenagem a Policiais Militares em Porangatu
Militares da área do 12º Comando Regional da Polícia Militar (12º CRPM), com sede em Porangatu, foram homenageados na terça-feira (4) com Barretes e a Medalha do Sesquicentenário, recebidos pelos seus relevantes serviços prestados à corporação. O evento, que integrou as comemorações dos 150 anos da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), celebrados no dia 28 de julho, foi realizado no Centro Cultural de Porangatu. Ao todo, 138 policiais militares foram agraciados com a honraria, dos 16 municípios jurisdicionados ao 12º CRPM.
Para o coronel Macário, comandante do 12º CRPM, a homenagem aos militares era mais do que justa, e, segundo afirmou, sob seu comando estão policiais probos, honestos e que possuem uma folha de bons serviços prestados à comunidade.
Em seu discurso, o comandante reconheceu os esforços do governo do estado para a melhoria da qualidade de trabalho do policial militar, que, conforme enumerou, conta hoje com armamentos e equipamentos modernos, além de uma frota nova, adquirida através do sistema de locação, que coloca à disposição da sociedade viaturas novas, garantindo maior agilidade no atendimento das ocorrências.
Ainda sobre as homenagens, o coronel Macário referiu-se à sociedade goiana como sendo a razão do trabalho que desenvolvem. "Penso também que essa homenagem é um reconhecimento da sociedade civil, a quem prestamos serviço, uma sociedade ordeira que, sem sombra de dúvidas, é a melhor do Brasil".
O promotor de Justiça Joás de França Barros, da Comarca de Porangatu, que participou da solenidade, fez alusão às conquistas da categoria durante o governo Marconi Perillo, que, para ele, reconheceu a PM como uma instituição de valor. Como exemplo, o magistrado fez referência à aprovação dos planos de carreira e de salários, que colocaram a corporação como a segunda melhor remunerada do país.
Também prestigiaram o evento, o tenente coronel Júnio Bisinotto, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar; o capitão Denílson, comandante da 13ª Companhia Independente de São Miguel do Araguaia; o delegado Edson Asevedo, titular da 12ª Delegacia Regional de Polícia; o inspetor Borba, chefe da 7ª Delegacia Regional da Polícia Rodoviária Federal; o tenente Roberto, subcomandante do 14º SGI do Corpo de Bombeiros; a deputada estadual Vanuza Valadares; a professora Donizetti Aparecida Braga da Silva, subsecretária de Educação, e o advogado Raimundo Rocha Medrado, presidente da OAB de Porangatu, entre outras autoridades.
Na próxima terça-feira (11), será a vez dos militares lotados na 13ª Companhia Independente de São Miguel do Araguaia receberem as suas merecidas honrarias pelos trabalhos prestados.
AS COMEMORAÇÕES
Durante todo o mês de julho, a PM-GO promoveu uma série de eventos, como congressos, simpósios, shows, exposições, ações de graça, eventos esportivos, entre outros, para marcar seu sesquicentenário.
Um desses eventos foi o Congresso Polícia Cidadã, que reuniu representantes das Polícias Militares de todo o País durante os dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia. O secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, presente no encontro, anunciou que o governo federal investirá R$ 43 milhões na segurança pública goiana. Segundo divulgou, os recursos serão utilizados na construção de 20 unidades de policiamento comunitário, da Academia da Polícia Civil, e na estruturação do laboratório do Instituto de Criminalística. Também são previstas aquisições de equipamentos tanto para a Polícia Militar quanto para o Corpo de Bombeiros.
No dia 1º de agosto, também foi realizada a solenidade militar comemorativa aos 150 anos da Polícia Militar do Estado de Goiás, na Academia de Polícia Militar, evento que contou com um público estimado de cerca de 13 mil pessoas. Na ocasião, foram entregues a comenda Tiradentes mérito grã-cruz e a medalha do sesquicentenário da Polícia Militar a autoridades civis, militares e eclesiásticas.
Fonte: Jornal Diário do Norte
Edição: 762
Repórter: Gil Bueno