Notícias dos Gabinetes
Daniel Goulart apoiará Agenda 21 das Crianças do Cerrado
Autor do projeto de lei que institui o ICMS Ecológico, o deputado estadual Daniel Goulart (PSDB) apoiará a 1ª Conferência Criança Brasil no Milênio Bioma Cerrado, a ser realizada em março de 2008. A CCBM resultará na construção da Agenda 21 Infantil do Cerrado, um tratado feito por crianças de 6 a 14 anos, com declarações regionais, estaduais e municipais sobre meio-ambiente, moradia e relações sociais.
Após audiências com o secretário estadual do Meio Ambiente, José de Paula Morais Filho, e com a secretária estadual da Educação, Milca Severino, Goulart conseguiu o apoio institucional de ambos os órgãos para se aliarem como parceiros dos proponentes da conferência. A Agenda 21 Infantil é iniciativa da Organização pela Preservação Ambiental (OPA)/Equipe Executiva da Conferência Criança Brasil do Milênio e do Colégio Piaget.
Durante a audiência com a secretária de Educação, ocorrida no último dia 6, o coordenador do projeto, Divino Roberto Veríssimo, contou 21 tratados da Agenda já foram construídos desde o início do projeto, há sete anos. Foram criadas três declarações das Crianças e dois programas na TV Senado em cinco edições nacionais da CCBM, além de duas sessões especiais e um simpósio no Senado Federal.
Segundo Veríssimo, os tratados foram transformados em livros e distribuídos gratuitamente para cerca de 25 mil famílias, envolvendo aproximadamente 30 mil crianças. Apesar de ainda estar em construção, a Agenda 21 Infantil já foi apresentada no Japão, nos Estados Unidos e é parte do acervo do Museu Internacional da Paz da City Montsoury Scholl, na Índia.
“Uma das ações práticas da Agenda 21 Infantil será a criação de clubinhos nas escolas, para que as crianças coloquem em uso o que discutiram e definiram no tratado”, explica o deputado Daniel Goulart. Entusiasta do projeto, ele fará requerimento solicitando a realização de sessão especial na Assembléia Legislativa, como parte da programação da Conferência Criança Brasil no Milênio. Saiba mais sobre a Conferência Criança Brasil no Milênio no site www.ccbm.org.br