Notícias dos Gabinetes
Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético é aprovado
Foi aprovado, na última quarta-feira, 10, pelo plenário da Assembleia, em primeira votação, a criação do Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás. O objetivo, segundo o autor da proposta, o vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, deputado Simeyzon Silveira (PSC), é discutir os incentivos para fomentar a energia renovável no estado de Goiás.
Possuem representantes no Fórum a Celg D, a CelgPar, a Eletrobrás, a Fieg, a CDL, a Faeg, a Acieg, os Conselhos Temáticos de Infraestrutura da Celg, a Stiueg, a UFG e o Sindilojas.
A proposta de criação do Fórum foi o resultado de uma audiência pública, ocorrida ainda em 2014, em que foi debatida a destinação de recursos da Companhia Energética de Goiás (Celg), quando Simeyzon ainda era presidente da Comissão.
Segundo justificativa da propositura, o espaço de discussão terá as seguintes atribuições: sugerir debates acerca do setor energético do Estado de Goiás e promover simpósios, seminários e encontros no objetivo de proporcionar reflexões e apresentar viabilidades técnicas sobre as questões relacionadas ao setor.
Ainda de acordo com a matéria, o Fórum também terá a competência de encaminhar propostas e outras soluções às autoridades competentes, para que as políticas públicas sejam aplicadas e dirigidas no sentido de melhorar, aperfeiçoar, ampliar e fomentar as ideias e projetos relacionados ao setor energético.