Notícias dos Gabinetes
Líder do Governo faz balanço das atividades do 1º semestre
O deputado José Vitti, líder do Governo na Assembleia Legislativa, fez um balanço dos trabalhos realizados pelos parlamentares neste primeiro semestre. Segundo ele, a produtividade foi alta e a pauta de projetos na Casa foi completamente exaurida, reafirmando um compromisso do presidente Helio de Sousa (DEM), de que os projetos não ficariam parados por mais de 30 dias.
Nestes seis meses, a Casa concluiu a apreciação de 2.172 processos, entre eles, 73 projetos de lei da Governadoria, 129 projetos de autoria dos deputados, 6 processos da Mesa Diretora e 159 vetos a projetos da Casa enviados pelo Governo Estadual.
“Foi um semestre extremamente positivo, creio que esta Casa teve uma apreciação recorde de matérias em um curto espaço de tempo. Vejo que o empenho de cada parlamentar foi satisfatório e felizmente pudemos alcançar o resultado esperado”, destacou.
O líder também destacou algumas matérias importantes que foram apreciadas neste semestre. Entre as de maior destaque, ele relembra a aprovação de uma emenda, que ele acatou, para garantir o quinquênio aos servidores estaduais; a alienação das ações da Celg D; a criação dos Institutos Tecnológicos (Itegos); a transformação de escolas estaduais em colégios militares; as matérias que dizem respeito aos servidores da Educação, como o reajuste do vencimento dos professores, o plano estadual de Educação e o bônus de incentivo; além da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2016. “Tivemos matérias mais polêmicas, que geraram discussões mais acaloradas, mas que foram interessantes para se chegar a um consenso”.
José Vitti também destacou a aprovação do Código de Ética como uma das matérias mais importantes para o Legislativo goiano neste início de Legislatura. “Essa matéria foi um ganho para a nossa Casa, que com certeza vai marcar a história da Assembleia”, disse. O texto dessa matéria previu também a criação de um Conselho de Ética, composto por sete membros titulares e sete suplentes, da qual o presidente, o deputado Humberto Aidar (PT), foi indicado por sugestão de Vitti.
Com o encerramento dos trabalhos na sessão ordinária da última quinta-feira, 02, o recesso parlamentar segue até o mês seguinte e a próxima atividade está marcada para o dia 03 de agosto, em sessão especial, de iniciativa do deputado Major Araújo (PRP), dedicada ao aniversário da Polícia Militar.