Notícias dos Gabinetes
Deputado Henrique Arantes combate descaso de operadoras no interior
O deputado estadual e 1º Secretário da Assembleia Legislativa de Goiás, Henrique Arantes (PTB), tem trabalhado para se tornar o principal defensor da qualidade de serviços de telefonia móvel em Goiás. Já no início deste mês, o parlamentar encaminhou requerimentos para que fossem tomadas providências em relação à falta de sinal em municípios do interior.
Arantes tem recebido inúmeras reclamações de moradores de Cromínia, Mairipotaba, Marzagão, Moiporá, Ivolândia e também de Morro Agudo de Goiás. Os problemas apontados remetem desde a falhas na comunicação até à total ausência do sinal. Outra situação enfrentada pelos consumidores diz respeito ao roaming, serviço normatizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), onde os clientes de outras operadoras utilizam sinal de telefonia local para receber e fazer ligações. Para quem transita pela região, por exemplo, este serviço é completamente inexistente.
“Em visita a esses municípios, pude ver de perto a falta de atenção com os usuários. O sinal realmente não chega e os cidadãos ficam sem acesso a um serviço pelo qual estão pagando”, declarou. Após constatar o descaso, o parlamentar enviou requerimento para que a Anatel possa tomar providências acerca da ausência de sinal nesses municípios.
O outro requerimento expedido por Henrique Arantes foi endereçado às empresas TIM, VIVO e OI, no qual solicitou a instalação de antenas que atendam à população de Cromínia, Mairipotaba e demais comunidades da região. “No interior, os consumidores estão sendo ignorados. Se queremos fortalecer nossos municípios, precisamos dar condições aos moradores antes”, defendeu Arantes.
SINAL NA PISTA
Na legislatura anterior, o deputado Henrique Arantes ocupou a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor. O petebista foi responsável inclusive por providenciar diversas propostas que trouxessem benefícios aos usuários de telefonia móvel.
Em 2014, Arantes realizou uma audiência pública para discutir a qualidade e promover a evolução dos serviços prestados em Goiás. A ação contou até mesmo com a participação do presidente executivo do Sindicato Nacional da Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular (Sinditelebrasil), Eduardo Levy Moreira, e do gerente regional da Anatel, Welson Diniz Macedo, além de representantes do segmento.
Naquela ocasião, o deputado confirmou o desenvolvimento do Projeto de Lei nº 405/2014, de sua autoria, que pode oferecer mais agilidade e desburocratização na instalação de antenas que ampliem o sinal ao longo das rodovias estaduais. A média de tempo para finalização de todo esse processo gira em torno de quatro anos.
A proposta de Henrique Arantes prevê descontos no ICMS para facilitar e acelerar a realização do serviço. Atualmente, o projeto continua em tramitação na Assembleia Legislativa e está nas mãos do relator, o deputado Santana Gomes (PSL).