Notícias dos Gabinetes
Com a articulação de Virmondes, Assembleia ganha núcleo da Defensoria Pública
Mais uma conquista para os cidadãos goianos: a Assembleia Legislativa de Goiás passa a contar, agora, com um núcleo de atendimento da Defensoria Pública do Estado (DPE-GO). A parceria entre os dois órgãos foi selada, oficialmente, na tarde desta quarta-feira, 19 de agosto, e teve como articulador o deputado Virmondes Cruvinel Filho (PSD), que conduziu as negociações entre o defensor público geral, Cleomar Rizzo Esselin Filho, e o presidente do Legislativo goiano, Helio de Souza.
“Há uma mudança no perfil das Assembleias Legislativas em todo o País. O diálogo do Parlamento com a sociedade deve ser reforçado com a prestação de serviços, por meio de parcerias e convênios. Iniciativas como essa reforçam a imagem do Legislativo junto à sociedade e este Poder deixa de ser um espaço de debates e passa, efetivamente, à ação”, destaca Virmondes, lembrando que o núcleo de atendimento da Defensoria Pública na Assembleia Legislativa de Goiás permitirá ao cidadão que visita a Casa buscar apoio e orientações na área jurídica – uma demanda frequente nos gabinetes dos deputados.
Benefício direto ao cidadão
A oficialização da parceria entre Assembleia e Defensoria, representadas, respectivamente, pelo presidente Hélio de Souza e pelo defensor público geral Cleomar Rizzo Filho, ocorreu na presença do deputado Virmondes Cruvinel e do gerente da Defensoria Cível, Domilson Rabelo Júnior, acompanhados de assessores. “Por essa Casa, todos os dias, passam cerca de 3 mil pessoas. Nós temos o dever social de oferecer a este cidadão que nos procura acesso aos serviços de que ele precisa. Com a Defensoria Pública presente aqui, poderemos oferecer um benefício direto à população”, ressaltou o presidente da Legislativo goiano, Helio de Souza.
"A missão da Defensoria Pública é garantir o atendimento jurídico gratuito à população carente. Na Assembleia Legislativa, com certeza, vamos ficar ainda mais perto do cidadão”, reiterou o defensor público geral, Cleomar Rizzo Filho. O núcleo da Defensoria, na Casa, irá atender, em princípio, às demandas jurídicas na área de família e cível. Terão acesso ao serviços pessoas com renda até três salários mínimos. Detalhes da implantação do projeto ainda serão tratados entre os dois órgãos para definir a capacidade de atendimento.
Confira mais nos links:
http://al.go.leg.br/noticias/ver/id/135182/defensoria+publica