Notícias dos Gabinetes
Simeyzon: “Precisamos nos adaptar à realidade atual do turismo”
O deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás, Simeyzon Silveira (PSC), participou na tarde desta segunda-feira, 31, como palestrante, da 21ª reunião extraordinária do Fórum Estadual do Turismo. Na ocasião, foi apresentado o Plano de Fortalecimento Institucional da Gestão do segmento em Goiás, na Oficina de Direcionamento Estratégico do Fórum Estadual de Turismo.
Participaram da reunião Leandro Garcia, presidente da Goiás Turismo; Frederico Costa, presidente do Fórum Estadual de Turismo; Newton Pereira, vice-presidente do Fórum Estadual do Turismo e presidente do Goiânia Convention & Visitors Bureau (GCVB); Cristiano Rodrigues, presidente da ANSEDITUR (Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo); Richard Alves, representante do Barcelona Media; Ítalo Mendes, representante do Ministério do Turismo; Brenda Carvalho, secretária-executiva do Fórum Estadual de Turismo; e José Guilherme Schwam, jornalista e apresentador.
Secretários e diretores de Turismo de cidades de Goiás como Goiânia, Pirenópolis, Cidade de Goiás, Aparecida de Goiânia, Formosa, Cristalina, Três Ranchos e Aruanã também participaram.
A palestra
Simeyzon afirmou acreditar que o setor de turismo é o mais estratégico para que se possa sair da crise econômica atual. Segundo o deputado, é preciso buscar as ferramentas oportunas para enfrentá-la.
“A crise gera oportunidade, e eu como presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, tenho estudado bastante o turismo, tanto no Brasil quanto em Goiás, buscando alavancar o setor”, salientou.
Segundo o parlamentar, algumas oportunidades têm surgido. Ele citou um estudo do Ministério do Turismo que mostra o crescimento do turismo doméstico, que corresponde a quase 90%. Segundo este mesmo estudo, houve também um aumento no número de viagens aéreas no País.
“O turismo de negócios ainda pode crescer 9% ainda neste ano. Serão aplicados mais de R$ 43 milhões apenas nesta área. Os dados mostram que estamos diante de uma oportunidade, e temos que usar as ferramentas, os potenciais que temos, para poder apurar isso em, de fato, avanços no setor do turismo”, afirmou o deputado.
Simeyzon acredita ser importante pensar alguns tópicos visando a melhora do turismo, como a estratégia, já que hoje, o mercado exige profissionalização.
Outro ponto importante para o parlamentar é a unidade do Governo com as entidades segmentadas. “Turismo é investimento, e não gasto. Nós não podemos nos acomodar. O perfil turístico tem mudado. Então precisamos nos adaptar à realidade atual”, concluiu Simeyzon.
O presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, afirmou que foram criados novos festivais no estado de Goiás, acrescentando o turismo religioso, e também o Circuito Gastronômico.
“Temos grandes desafios pela frente, mas vamos buscar sempre melhorar e explorar as potencialidades do estado em relação ao turismo. Temos que lembrar também que o setor é importante também para a criação de novos empregos e para arrecadação de impostos”, afirmou Leandro.