Notícias dos Gabinetes
Lissuaer Vieira diz que Inova Goiás será um novo marco na economia goiana
Líder do PSD na Assembleia Legislativa, deputado estadual Lissauer Vieira, participou na manhã dessa quarta-feira, 2 de setembro, do lançamento do programa Inova Goiás, realizado pelo Governo do Estado no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O deputado esteve no evento acompanhado pelos vereadores rio-verdenses, Celso da Silva Moraes (SD), Elecir Casagrande (SD) e do presidente da Câmara Iran Mendonça Cabral (PSD).
Segundo o governador Marconi Perillo (PSDB), o programa de inovação e tecnologia de Goiás, será um diferencial na busca por conhecimentos e colocará o Estado na vanguarda das inovações nacional. “Uma das marcas das nossas gestões é a ousadia, a criatividade para transformar os nossos sonhos em realidade. É disso que se trata o Inova Goiás. Trata-se de olhar para frente, de iluminar um horizonte que vai transformar Goiás, cada vez mais, em um dos estados mais modernos e competitivos do Brasil”, disse o governador.
Um bilhão de reais em investimentos em tecnologia até 2018: esta é a meta projetada pelo programa Inova Goiás, que será coordenado em parceria pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, e pelo secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto.
O deputado Lissauer Vieira classifica o programa como “um marco histórico” em Goiás, ressaltando a importância do conhecimento e da tecnologia para o crescimento do Estado e dos cidadãos goianos. “Os países que apresentaram na última década um alto nível de crescimento econômico, como o caso da Coreia, possuem elevado nível de investimentos em pesquisas e desenvolvimento, em relação ao seu PIB. Diferente do Brasil, que os recursos disponibilizados nesse setor estão muito aquém de um país que se propõe novas economias pautadas pelo conhecimento e inovação. Por isso acredito que Goiás mais uma vez está no caminho certo”, acrescenta o deputado.
O vice-governador José Eliton afirmou que a proposta do Inova Goiás é criar 30 pólos de excelência tecnológica no Estado em áreas diversas da economia, correspondentes à vocação de cada região. A base destes 30 pólos serão os Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos), que contarão com o suporte de 18 unidades de menor porte, com a parceria de universidades como a USP, a UFG e a PUC-GO, além do Fundo de Amparo à Pesquisa em Goiás (Fapeg).
Eliton afirma que o Inova Goiás “vem coroar o ciclo de ações que impulsiona o Estado na direção de uma radical transformação na produção de bens e de conhecimento”. As diretrizes do programa serão permanentemente discutidas por um Conselho Superior de Inovação, também criado nesta quarta-feira.