Notícias dos Gabinetes
Lissauer e FAEG ouvem criadores de tilápia
O deputado estadual Lissauer Vieira (PSD), presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio e vice-presidente da Comissão Permanente de Agropecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, acompanhou nesta terça-feira, 08, cerca de 30 criadores de tilápia, de diferentes regiões do Estado, em reunião na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG).
No encontro com o presidente da Federação, José Mário Schreiner, os piscicultores reivindicaram o empenho da entidade e do deputado para o desenvolvimento da atividade em Goiás.
Segundo os representantes do setor a falta de incentivos fiscais, a ausência de linhas de financiamentos, uma alíquota de ICMS entre as maiores do país para peixes vivos (insensibilizados) e processados, déficit de frigoríficos e consumo interno abaixo da produção média, são alguns dos entraves que prejudicam a atividade. Os piscicultores também solicitaram a entidade que busque maneiras para facilitar junto à órgãos públicos maior agilidade nos licenciamentos e ações que facilitem o escoamento da produção.
“Fui procurado pelos criadores de tilápia de Goiás e juntamente com o deputado Jean, presidente da Comissão de Agropecuária e Cooperativismo, nos colocamos a disposição para buscar soluções para resolver os gargalos e impulsionar o setor pesqueiro”, relatou o parlamentar.
Na reunião, ficou resolvido que os piscicultores irão usar a Comissão de Aquicultura da FAEG para debaterem os problemas e buscar possíveis soluções. Outra importante decisão foi a união de todos as associações, de pequenos, médios e grandes produtores de pescados, em um único bloco de reivindicações, possibilitando o fortalecimento do setor.
A entidade também anunciou durante a reunião que além das cotações de boi, arroz, feijão, algodão, soja, sorgo, milho, aves e suínos, a Federação iniciou a cotação de Tilápia, Tambaqui e Pintado. “Dessa forma, com a união de todos, poderemos trabalhar, em parceria com a FAEG, no sentido colaborar na organização da cadeia produtiva”, disse Lissauer colocando seu mandato a disposição dos piscicultores.