Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Henrique Arantes segue para última votação na Alego

09 de Setembro de 2015 às 11:16

Aprovado nesta terça-feira, 8, em primeira votação, o Projeto de Lei do deputado estadual Henrique Arantes (PTB), que obriga implantação de placares temporizadores nos pontos de ônibus, agora segue para segunda fase de deliberação no plenário da Assembleia Legislativa. Esta será a última etapa antes de ser encaminhado para aprovação do governador Marconi Perillo (PSDB).

Na prática, o projeto do petebista tem como objetivo informar os usuários de transporte coletivo sobre os horários de parada dos ônibus, em todos os pontos da Região Metropolitana da Capital. Com isso, os passageiros saberão quando o veículo coletivo passará no local em que se encontra.

Em alguns terminais onde o fluxo de passageiros é constante, o descaso muitas vezes prevalece. Um exemplo que reforça a necessidade de aprovação do projeto pode ser visto em uma das plataformas de embarque do terminal do Dergo, que atende a linha 182 Guapó/Parque Oeste. A falta de informação levou os passageiros a improvisarem tabelas de horários em barras de ferro, usando tinta de caneta (foto). 

Henrique Arantes acredita que, além de formalizar uma reivindicação dos usuários de transporte público – geralmente pouco informados –, o seu projeto auxiliará na fiscalização dos serviços prestados pelas empresas de ônibus no principal eixo de circulação de pessoas no Estado. Atualmente, existem mais de quatro mil pontos de ônibus nos 20 municípios atendidos pela Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC).

“Todo passageiro merece esta informação básica, que também é considerada uma questão de segurança. Saber o horário certo de chegar no ponto pode evitar assaltos e outros tipos de crimes”, explicou o parlamentar, que também considera uma forma mais democrática de efetivar o serviço, principalmente para quem não possui internet fixa ou móvel.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.