Notícias dos Gabinetes
"União precisa assumir responsabilidade por segurança pública, diz Goulart
Após participar da solenidade de entrega de 272 viaturas das Polícias Civil e Militar, hoje pela manhã, o deputado estadual Daniel Goulart (PSDB) cobrou maior responsabilidade do governo federal em relação ao problema da segurança pública. Para ele, um dos maiores equívocos da Constituição de 1988 foi transferir para os Estados a responsabilidade maior pela gestão da segurança.
Um exemplo lembrado por Goulart é o do Entorno do Distrito Federal – que irá receber 167 das viaturas entregues hoje pelo Governo de Goiás – onde os índices de violência são comparáveis aos da Faixa de Gaza, a zona de conflito entre palestinos e israelenses. Para o deputado, a União deve investir não apenas em mais segurança para o Entorno, como também em educação, saúde e saneamento básico para a região.
“Aquele auxílio que mandaram, de 100 homens, não é suficiente. É preciso garantir os serviços básicos à população.” Goulart lembra ainda que das 272 viaturas entregues hoje, nenhuma foi comprada com recursos federais.
Segundo o deputado, o problema do Entorno é provocado única e exclusivamente pela proximidade com Brasília. “A região convive com uma enorme desigualdade social entre o Plano Piloto e os municípios que o circundam. Acabam que aquelas cidades se tornaram cidades-dormitório.”