Notícias dos Gabinetes
Henrique Arantes pretende levar “Os Três Poderes” às escolas estaduais
Um projeto do deputado Henrique Arantes (PTB) pode inserir os conhecimentos básicos sobre política, diretamente no currículo escolar dos estudantes do Ensino Fundamental, em Goiás. Esta proposta, apresentada no final de 2014, teve seu parecer favorável aprovado recentemente na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa.
Segundo o parlamentar, o objetivo do projeto é incluir a matéria “Os Três Poderes” dentro da disciplina de História, nas escolas públicas estaduais. Arantes acredita que seria melhor se conhecimento político for iniciado durante a juventude. “A partir do momento em que esses jovens entenderem os seus direitos políticos, crescerão com mais noção de como usá-los de maneira consciente”, ponderou.
De modo geral, a população brasileira vive um momento de descrença com a política e justiça nacional. Henrique Arantes afirma ainda que, com a noção de como funcionam os Três Poderes no Brasil, é possível incentivar os cidadãos a participarem de modo efetivo das decisões que regem o País.
“Vejo este conteúdo como uma forma de levar ao aluno, ainda na infância, as principais informações sobre o que é o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, bem como suas atribuições, órgãos e autoridades representantivas”, reafirmou o autor do projeto de nº 108/14, que agora segue para avaliação e aprovação da Comissão de Educação, Cultura e Esporte.