Notícias dos Gabinetes
Simeyzon debate soluções para o turismo em Aragarças
O deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC), presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, realizou na noite de sexta-feira, dia 18, na cidade de Aragarças, audiência pública que debateu as “Demandas e Potencialidades de Aragarças”. Também foram discutidas demandas do município. O evento aconteceu no Espaço Eves e reuniu mais de 120 pessoas.
Estavam presentes na mesa principal a vereadora Regina Célia, que representou a Câmara Municipal; a professora Vangislene Moreira, representando os profissionais de educação; o presidente do PSC municipal, João Luis; Everaldo Santolin, representante do setor hoteleiro; Fábio Cabral, coordenador de turismo do Vale do Araguaia, representante da Goiás Turismo; Zélia Diniz, diretora do Museu Casa de Pedras; e Claudete Queiroz, presidente do Conselho Tutelar de Aragarças.
Diversos veículos de comunicação acompanharam a audiência. Além de algumas rádios e jornais da região, as TV’s Record, Serra Azul, Bandeirantes, SBT e Rede TV estavam presentes no evento.
Simeyzon, que visitou o município no mês de maio, quando fez uma reunião informal, acredita que o turismo seja uma válvula de escape importante na crise vivida no País. “Cidades como Aragarças, com grande potencial turístico, têm que ser bem tratadas sempre. A crise gera oportunidade, e eu como presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, tenho estudado bastante o turismo, tanto na cidade quanto em Goiás, buscando alavancar o setor”, salientou.
O deputado considerou, ao abrir a audiência pública, que um evento de caráter formal, como o realizado, abre espaço para que as demandas do município – não apenas do turismo – sejam ouvidos e discutidos, pensando no futuro do município.
“Ouvir as principais demandas do povo de Aragarças e apresentar o Fundo Estadual do Turismo, que está sendo votado na Assembleia Legislativa, são fundamentais para buscarmos os reais problemas da cidade. É uma visita muito simbólica e significativa. Conseguimos uma pequena visão do que podemos fazer na cidade. E a junção da sociedade, das entidades de classe e do poder público é essencial para que estes problemas sejam solucionados”, disse o deputado.
Simeyzon afirmou que é preciso extrair os anseios da população e salientou que em curto prazo deve apresentar emendas para a cidade. Em médio prazo, o Fundo Estadual de Turismo buscará soluções para o município. Em longo prazo, disse que continuará a buscar soluções pensando no futuro da cidade. “Todo ano quero apresentar emendas para as demandas de Aragarças”.
Uma das soluções apresentadas é a “Escola do Turismo”, que deve promover avanços importantes para alavancar as potencialidades de Aragarças e de outras cidades turísticas de Goiás.
Sobre o Fundo Estadual do Turismo, Simeyzon afirmou que o principal objetivo é o de dar as ferramentas aos municípios, principalmente na questão da divulgação das potencialidades.
O representante do setor hoteleiro, Everaldo Santolin, agradeceu a iniciativa do deputado Simeyzon, e afirmou que a audiência ajudará a pautar os deputados a resolver problemas pendentes na cidade. “Nós temos diversas potencialidades no município e na região. Ainda não temos a atenção que poderíamos ter, e o deputado Simeyzon tem realizado um trabalho excelente para melhorar o turismo na região”.
Everaldo ainda fez o pedido para que seja incluída nas escolas municipais e estaduais a aula de turismo e meio ambiente, para, segundo ele, as crianças crescerem com a consciência e conhecimento maiores nestas áreas.
Fábio Cabral, da Goiás Turismo, afirmou que Simeyzon tem sido o mais atuante dos presidentes da Comissão de Turismo nos últimos mandatos. Segundo ele, é preciso criar oportunidades durante a crise, e o turismo é uma das melhores soluções. “Precisamos investir em mão de obra e na qualidade dos locais, buscando soluções para que o turista queira voltar”, afirmou.
Os representantes ainda fizeram solicitações para as demandas da cidade, como na educação, na saúde e no saneamento de Aragarças.
Ao final, os participantes puderam, por mais de uma hora, fazer perguntas e colocações sobre o tema da audiência para as pessoas que compuseram a mesa.
O deputado Simeyzon finalizou agradecendo a participação de popular, e elencou quais as principais demandas que são possíveis de serem trabalhadas. “As informações são extremamente relevantes para eu saber quais são as prioridades para a cidade de Aragarças. O município, porém, precisa fazer as ações básicas visando melhorar o turismo”, disse o parlamentar.
Visitas
Mais cedo, o deputado Simeyzon realizou visitas na cidade de Aragarças. A primeira visita foi à casa do professor de biologia Gilmar Messias.
Logo após, o parlamentar foi à Escola Estadual Tales Pompeo de Pina. Lá, estudam 125 alunos do 1º ao 5º ano, e, segundo a vice-diretora da escola, Vangislene Moreira, as demandas têm crescido.
Simeyzon falou às crianças do 5º ano sobre o papel do deputado estadual na Assembleia Legislativa, e também com professores, só que sobre emendas para a escola e para a educação da cidade.
A terceira visita foi ao funcionário público Hélio Fortaleza, de 61 anos, que participa e organiza campeonatos de futebol no município. Hélio, inclusive, dá nome a uma praça de esportes de Aragarças.
A quarta visita aconteceu na sede do projeto “Mulheres Guerreiras em Ação”, coordenado pela vereadora Regina Célia (PSC). O projeto cuida de idosas, que fazem artesanatos, e também de dependentes químicos.
Regina afirmou que o intuito do projeto é ajudar as mulheres da cidade de Aragarças. “Queremos criar a Casa do Artesanato da cidade e também uma Casa de Recuperação para Aragarças”.
Simeyzon, em fala a todas as presentes, afirmou que apoia um projeto que atende idosas em Goiânia. “Fiz questão de visitar o projeto, pois, apoio um projeto que atende idosas em Goiânia, trabalho iniciado com a minha avó há mais de 10 anos. Eu acredito muito em trabalhos de entidades do 3º setor, e na parceria destas iniciativas com o poder público”, afirmou.
A quinta e última visita foi ao Museu Casa de Pedras, cuidado pela professora Zélia dos Santos Diniz. O museu reúne peças antigas da cidade de Aragarças e de toda a região.