Notícias dos Gabinetes
No Dia da Pessoa Idosa, Virmondes presta homenagem a pioneiros
Neste 1º de outubro, em que se comemora o Dia da Pessoa Idosa, o deputado Virmondes Cruvinel Filho (PSD) se reúne ao Movimento Plural Idades para prestar, na Assembleia Legislativa, uma homenagem aos pioneiros em Goiás no trabalho com as pessoas idosas. “A luta pela consolidação dos direitos da pessoas idosa é incessante, diária. É uma causa que merece todo o nosso respeito e com a qual também esperamos levar sempre a nossa contribuição”, afirma o parlamentar.
Além da homenagem na Assembleia, ocorrida às 10 horas, a programação do Movimento Plural Idades inclui atividades de serviço – relacionados à saúde e à cidadania - das 8 horas ao meio-dia, no Bosque dos Buritis. Estão previstos atendimentos de fonoaudiologia, fisioterapia, aferição de pressão arterial, caminhada, apresentações culturais, serviços sociais, entre outros.
Presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-09) e coordenador do Movimento Plural Idades, Wadson Arantes Gama explica que, neste ano, a comemoração do Dia da Pessoa Idosa mantém o objetivo do Movimento em promover a interação entre a pessoa idosa e os jovens. “Em 2015, a comemoração se consolida e, assim, mostra a importância dessa prestação de serviço e integração para o fortalecimento de relações entre a juventude e a pessoa idosa. Agradeço aos colaboradores, parceiros e, principalmente, aos integrantes do Plural Idades”, destaca Gama.
Ele lembra, ainda, a importância em realizar uma homenagem a quem luta pelos direitos da pessoa idosa: “É uma honra a Assembleia Legislativa de Goiás abrir as portas para reconhecer o quanto é valoroso o trabalho em prol das pessoas que já passaram dos 60 anos”.
Histórico
O Movimento Plural Idades surgiu em julho de 2011, por uma iniciativa do CRP-09, através, na época, da Comissão da Pessoa Idosa, junto com outras entidades governamentais e civis. O objetivo é inserir a pessoa idosa nos vários espaços comunitários, possibilitando a convivência e a interação com os mais jovens, além de proporcionar o conhecimento e a aplicabilidade do Estatuto do Idoso.
Algumas ações já foram realizadas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos. Em 2011, a comemoração foi no Parque Flamboyant, onde os patriarcas e matriarcas realizaram um grande piquenique com suas famílias, e também participaram de atividades de promoção à saúde, culturais e oficinas. O Seminário Plural Idades, que aconteceu em outubro de 2012, na PUC-Goiás, contou com uma extensa programação, incluindo palestras, discussões sobre Políticas Públicas, reflexões, oficinas e apresentações cultural. Em 2013, a comemoração foi realizada no Parque Lago das Rosas e também contou com a prestação de serviços e as atividades culturais.
Em junho deste ano, na Assembleia Legislativa, o Movimento, também em parceria com o deputado Virmondes Cruvinel, promoveu uma Reunião Pública que marcou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
(Com informações do CRP-09)