Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Audiência pública – Ferrovia Norte-Sul

31 de Outubro de 2007 às 08:20
 DiscursoDeputado Júlio da RetíficaGoiânia, 30 de outubro de 2007. Audiência pública – Ferrovia Norte-Sul              Lanço aqui um questionamento a todos os presentes:             Que Brasil queremos? Que país desejamos deixar às futuras gerações?             Um brasil marcado pelas desigualdades, sejam elas regionais, sociais, ambientais e de todas as nuances que vemos hoje, ou um país rico, integrado, marcado pela geração de renda e distribuição de riquezas?             Com certeza, todos nós lutamos para que possamos viver em um Brasil marcado pelas equidades sócio-ambientais, promovendo, dentro de cada um de nós, e dentro de cada região, o sentido de união para a superação das graves e aberrantes diferenças e distorções existentes.             Mas para que isto ocorra, é necessário pensarmos grande.              É preciso, e cada vez mais necessário, que possamos promover uma grande mobilização em busca de um novo pacto federativo, no sentido de promovermos o sentimento de brasilidade, integrando o Brasil de sul a norte, de oeste a leste, para que conquistemos um crescimento harmônico e justo para milhões de brasileiros que hoje sentem-se à margem da cidadania.             Um destes grandes projetos de integração e de resgate do ideal de um Brasil mais justo, apresenta-se dentro do sentimento de pertencimento que a Ferrovia Norte-Sul desperta nos anseios de milhões de brasileiros, sejam eles empresários, produtores, agricultores familiares, comerciantes e toda uma gama de pessoas que, de uma forma ou outra, acreditam que é possível lutarmos por melhores dias.             Lembro-me bem, quando em novembro de 1987, o então Presidente da República, hoje Senador José Sarney, lançava em nossa cidade de porangatu, a pedra fundamental da construção da Ferrovia Norte-Sul.             Nestes 20 anos, o mundo, o Brasil e o Estado de Goiás passaram por intensos processos de mudanças estruturais, políticas, econômicas e culturais.              Porém, a necessidade de integração do imenso território brasileiro permanece necessário, como um dos mais importantes elos de ligação das regiões norte e sul do país, integrando e inserindo um grande contingente na logística exportadora, de forma competitiva, aos mercados externos.             A Ferrovia Norte-Sul, além de ser um empreendimento indutor da ocupação econômica do cerrado brasileiro, e da região centro-oeste e norte do país, traz em seus aspectos a maior competitividade de nossos produtos, a redução dos custos de comercialização no mercado interno, o incentivo aos investimentos, à modernização e à produção, gerando em conseqüência o aumento da renda, a redução da pobreza e a inclusão social.             Sonhadores eram os desbravadores do oeste norte-americano, quando lançaram os trilhos das ferrovias derrubando barreiras no bravio e desconhecido território?              Com certeza não.  Apenas vislumbraram as imensas possibilidades de que colocar os sonhos nos trilhos era uma questão de crescimento.               Temos que ter em mente, que a construção da Ferrovia Norte-Sul não se resume apenas a números, estatísticas e possibilidades de lucro a uma parcela pequena de empreendedores.             A Ferrovia Norte-Sul, para o homem do interior, representa muito mais do que isto.             Representa o ideal de interagir, de participar do anseio de crescimento de seu país, de poder legar a seus filhos o orgulho de ter contribuído para a melhoria da qualidade de vida de seus irmãos.             A Ferrovia Norte-Sul representa, para o pequeno produtor, para o agricultor familiar, para o meeiro, para o dono da venda, para o sertanejo, o mesmo que representa ao grande exportador, a grande empresa, a oportunidade, única, de ser importante para si, sua família, sua comunidade, seu estado e seu país.             É necessário, para que tudo isto possa se efetivar e sair do papel para a realidade, uma visão estratégica e, acima de tudo, uma visão política de pensar que é possível realizar um empreendimento de tal envergadura.              Goiás, senhoras e senhores presentes, encontra-se anos à frente neste aspecto.  Primeiro com o governo planejado do ex-governador e hoje Senador Marconi Perillo, que colocou nosso estado no caminho e nos trilhos do desenvolvimento.             Hoje, com o arrojo do governador Alcides Rodrigues, que não mede esforços para integrar Goiás com a atração de grandes indústrias e políticas públicas de infra-estrutura que nortearão o estado para as próximas décadas.              E junto com eles, toda a bancada de senadores, deputados, federais e estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças políticas e empresariais, que acreditam, e sabem ser possível, que podemos crescer de forma sustentável, promovendo a equidade social à nossa população.             Mas é preciso mais.             É preciso que a ferrovia norte-sul deixe de ser este sonho de crescimento para se tornar o verdadeiro trilho de desenvolvimento.  É preciso que a ferrovia norte-sul seja construída em sua totalidade.             É preciso que a Ferrovia Norte-Sul ligue o norte ao sul do país, que seja a promotora do desenvolvimento de leste a oeste, a espinha dorsal de onde partirão os eixos de integração e de desenvolvimento.             A Ferrovia Norte-Sul deve, prioritariamente, ligar o norte ao sul, o sul ao norte, como um grande projeto de viabilização econômica de uma expressiva parcela da população que hoje encontra-se à margem da sustentabilidade.             É preciso, senhoras e senhores, inserir o norte goiano neste novo eixo de desenvolvimento.  É preciso efetivar a ligação da ferrovia norte-sul em todo o seu traçado.              O coração do Brasil é pulsante e potencialmente rico em força produtiva, em agro-negócios, em exploração mineral, em turismo, mas acima de tudo, é riquíssimo em gente. Pessoas trabalhadoras e conscientes de que, cada um fazendo a sua parte, conseguiremos superar as diferenças e alcançar a justiça social que tanto almejamos.  
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.