Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Marquinho Palmerston propõe “prevenção e combate à microcefalia” em Goiás

02 de Dezembro de 2015 às 16:58

O deputado estadual, Marquinho Palmerston (PSDB) apresentou, nesta quarta-feira, 2, na Assembleia Legislativa projeto que visa instituir a política estadual de “Prevenção e Combate à Microcefalia” no âmbito estadual.  

De acordo com o parlamentar, o projeto tem por objetivo conscientizar a população através de procedimentos informativos, educativos, organizativos e palestras, a fim de que a sociedade venha conhecer melhor o assunto e debater as iniciativas de prevenção e combate a microcefalia.  ”O volume de casos de microcefalia pode crescer, já que segundo dados de especialistas em saúde, o zika vírus já circula em 18 estados. É um problema amplo que teremos que enfrentar”, alerta o deputado.

Marquinho Palmerston ressaltou ainda que a principal preocupação, neste momento, é informar a população sobre como prevenir novos casos. “Precisamos de uma ação conjunta de todos os governos, autoridades e entidades, além de especialistas. A sociedade também deve estar envolvida na mobilização e combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e zika vírus, que passa agora a ser uma ameaça ainda maior”, acrescentou.

Se aprovado, o projeto de política estadual de “Prevenção e Combate à Microcefalia” pretende aumentar a conscientização sobre a doença, reduzir o número de casos não diagnosticados, incrementar medidas de prevenção baseadas em evidencias, incentivar sistemas de cuidados da saúde de forma a criar estratégias para garantir “melhores práticas” para a prevenção, diagnóstico e tratamento, além de incrementar os recursos adequados para estas ações e o apoio à pesquisa para reduzir a carga da doença de microcefalia.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.