Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Simeyzon Silveira preside audiência que discute demandas de Caldazinha

07 de Dezembro de 2015 às 14:13

O deputado Simeyzon Silveira (PSC), presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, realizou nesta segunda-feira, 7, audiência pública para discutir as demandas e potencialidades de Caldazinha, município localizado a 30 km de Goiânia. O evento ocorreu na Câmara Municipal da cidade.

Na ocasião, a população apresentou ao deputado problemas relacionados ao desemprego, segurança pública, educação, e sugestões que visem estimular a economia do município. A proposta desta reunião foi feita pelo segundo secretário do Legislativo de Caldazinha, vereador Pablo Araújo Siqueira (PSC).

Segundo Simeyzon, o objetivo também foi levantar, em conjunto com o poder público e a população, as demandas do município, para que depois sejam discutidas na Assembleia Legislativa.

“Na audiência pública buscamos o diálogo, ouvindo os problemas e debatendo soluções, para, posteriormente, buscarmos recursos e emendas, em uma ação conjunta e planejada para conseguirmos as soluções, praticando uma política prática. Se juntarmos nossas forças seremos muito melhores.”, afirmou.

O deputado disse ainda que a proximidade com os municípios e Goiânia e Senador Canedo devem trazer benefícios para Caldazinha. “A cidade ainda pode se desenvolver muito, e lutaremos muito para promover e fomentar estas questões que foram debatidas”, salientou.

Simeyzon abriu a audiência pública fazendo algumas considerações iniciais sobre o evento, e apresentou os participantes da mesa, composta pelo prefeito do município Edimon Borges de Oliveira e pelo segundo secretário do Legislativo de Caldazinha, vereador Pablo Araújo Siqueira.

Também estavam presentes o vice-prefeito e secretário de Finanças da cidade, Carlos Vinhandele; presidente da Câmara, Rafael Teixeira; vereadores Reinaldo Bonifácio e Jason Alves; subcomandante do 27º Batalhão, Major Waldimar; secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Ferreira e secretária de Educação e Cultura, Aparecida Cardoso.

E, ainda: o secretário de Administração, Simão Dias; secretário de Assistência Social, Amauri Mazzolene; secretário de Transportes e Obras Públicas, Renivan; e o coordenador da Atenção Básica, Renner Francisco, que representa a secretária de Saúde, Fernanda Porto.

Demandas

O vereador Pablo Siqueira falou sobre as carências do município e destacou a criação do Polo Industrial como a principal demanda da cidade, já que a cidade necessita de uma maior renda e maior criação de empregos.

Aparecida Cardoso, secretária de Educação, colocou a falta de transporte escolar como o principal problema, já que a cidade tem muitos alunos na área rural que tem dificuldades de ir à escola. O deputado Simeyzon se comprometeu a colocar uma emenda dentro da sua possibilidade para este veículo na área da educação.

A secretária de Agricultura e Meio-Ambiente, Denise Ferreira, falou sobre o conselho territorialque discute a criação de uma estrada de ferro que passaria por 14 municípios de Goiás. Segundo ela, este projeto traria muitos benefícios para Caldazinha, como o turismo rural.

“Queremos levar a potencialidade que existe na reconstrução da estrada de ferro, e ainda ajudaríamos os nossos agricultores familiares. Já foi criado um Fórum para discutir e viabilizar este projeto”, disse.

Denise afirmou que o projeto é de longa extensão e que conta com a ajuda do deputado Simeyzon Silveira, presidente da Comissão de Turismo da Alego, que se comprometeu em ajudar a viabilização deste projeto, realizando uma audiência pública sobre o tema, juntando todos os atores principais para o assunto ser discutido e trabalhado de forma planejada.

A secretária também pediu ajuda para a criação do ICMS rural, que ajudaria muito, segundo ela, os produtores rurais de Caldazinha.

O próximo assunto foi a segurança pública. O Major Waldimar Dias afirmou que tem que ser mudada a política da segurança do município, aumentando o policiamento na área rural de Caldazinha. O Major solicitou uma caminhonete para a ronda rural e pediu o aumento de efetivo na região.

O deputado Simeyzon afirmou que concorda com a mudança da política sobre a segurança pública, e acredita que a área só melhorará quando a segurança tiver recursos específicos, assim como acontece nas áreas da Saúde e da Educação, por exemplo.

O prefeito Edimon Borges falou sobre a restauração das estradas vicinais que cortam o município, e sobre recursos para as escolas estaduais da cidade, e reafirmou problemas sobre a segurança pública.

A principal questão debatida foi a geração de empregos para Caldazinha, que segundo o prefeito, hoje, é uma cidade dormitório. Ele citou o projeto da criação de um Polo Industrial na cidade.

“Seria a solução de alguns problemas da cidade, já que traria melhoria à quantidade de empregos, diminuindo a desigualdade social, além de melhorias na segurança pública”, afirmou o prefeito.

Simeyzon disse que a criação do Polo seria um divisor de águas do município de Caldazinha, e considerou o assunto como o mais importante debatido na audiência pública. “É essencial em curto prazo a instalação destas empresas, já que traria dignidade à população, gerando empregos”, salientou.

Ante de abrir as perguntas para a população, o secretário de Assistência Social, Amauri Mazzolene, pediu a palavra e, entre outros assuntos, falou sobre a Lei de desarmamento infantil, que tira armas de brinquedos de crianças, e dá brinquedos educativos, o que chamou muita a atenção do deputado.

Simeyzon agradeceu a todos os presentes e considerou a audiência pública um sucesso. “Ouvir as principais demandas do povo de Caldazinha é fundamental para buscarmos os reais problemas da cidade. É uma visita muito simbólica e significativa. Tenho certeza que conseguimos ter, pelo menos, uma pequena visão do que podemos fazer na cidade. É a junção da sociedade, das entidades de classe e do poder público é essencial para que estes problemas sejam solucionados”, afirmou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.