Notícias dos Gabinetes
Júlio da Retífica apóia produtores sem-terra
Representantes de cerca de 20 famílias remanescentes de dois acampamentos instalados em Porangatu e, posteriormente, em Novo Planalto foram recebidos na sexta-feira, 27, pelo deputado estadual Júlio da Retífica (PSDB), no gabinete que o parlamentar mantém em Porangatu.
Os ex-acampados querem agilidade na reforma agrária e pedem o apoio do deputado para os seus pedidos. O grupo fazia parte das aproximadamente 70 famílias pertencentes ao Acampamento Madre Cristina, de Porangatu, e ali permaneceram por cerca de dois anos, até serem transferidos para o Acampamento José Porfírio, em Novo Planalto, ficando lá por mais um ano e meio.
Com a desarticulação deste acampamento, os moradores foram obrigados a retornarem à cidade, mas, segundo eles, não desistiram do sonho de possuírem um pedaço de terra e dela tirarem os seus sustentos.
De acordo com Júlio da Retífica, o Incra está priorizando a aquisição de terras, em detrimento das desapropriações, para dar continuidade ao projeto de reforma agrária e, segundo o parlamentar, há grande interesse do órgão em adquirir terras na região.
Desta forma, Júlio da Retífica aconselhou aos sem terra que fiquem atentos às ofertas de vendas de terras e comuniquem o fato a ele, que informará ao Incra/GO. "Eu já conversei sobre o assunto com o Rogério Arantes (superintendente do Incra/GO) e ele me garantiu que o Incra vai adquirir terras na região para a reforma agrária. Se forem aprovadas depois de vistoriadas elas serão adquiridas", contou.
Júlio da Retífica também aconselhou os pequenos produtores sem terra a não se desarticularem. Para ele, a organização do grupo é muito importante para que sejam contemplados pela reforma agrária. De acordo com o líder comunitário Anízio Pereira da Silva, que organizou a reunião, todos os ex-acampados têm cadastro no Incra e o fato de estarem ali àquela hora mostrava que ainda continuam organizados.