Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Júlio da Retífica cumprimenta Prefeitos Amigos das Crianças

30 de Junho de 2008 às 09:41

 

O deputado Júlio da Retífica (PSDB) cumprimentou as quatro administrações municipais goianas que receberam o prêmio Prefeito Amigo da Criança: José Osvaldo de Porangatu, Joaquim Alves de Castro de Jussara, Marcos Teles de Bela Vista e Eleusa França de Melo de São Miguel do Passa Quatro.

Do conjunto dos 2.263 municípios que se comprometeram com o Programa Prefeito Amigo da Criança a priorizar as crianças e adolescentes em suas políticas públicas - na gestão 2005-2008 - 132 municípios foram reconhecidos como Prefeitos Amigos da Criança em evento de premiação, realizado na quinta-feira, 26, no Congresso Nacional, em Brasília. A iniciativa é da Fundação Abrinq, uma organização social criada em 1990, ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência.

Para reconhecer o compromisso firmado pelos municípios e o esforço para melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes, o Programa criou o Selo Prefeito Amigo da Criança, concedido em duas etapas, a partir do retorno e avaliação dos Mapas: 2005-2006 e 2007-2008. A análise dos dados, bem como a elaboração de parecer técnico para avaliação de desempenho dos municípios nos eixos de saúde, educação e proteção social para garantia dos direitos de suas crianças e adolescentes, ficaram a cargo de especialistas dessas áreas.

Esses dados mostram o grau de dificuldade para ser reconhecido pela Abrinq. O prefeito José Osvaldo considera uma vitória da sua administração a premiação recebida. Para ele, é o resultado do trabalho desenvolvido por um governo sensível e preocupado com as crianças.

Acompanhado de Josiane Portela, de Simone Neves Honório Marques (presidente da comissão do Programa Prefeito Amigo da Criança – PPAC) e de Maurina Nunes Ferreira de Souza (articuladora do PPAC no município), José Osvaldo conta que desde o primeiro dia da sua gestão focou ações voltadas para assegurar qualidade de vida e segurança às crianças.

O prefeito revela que não é uma tarefa fácil implementar todas as ações necessárias para se obter os resultados determinados pela Abrinq. "É preciso a participação de toda sociedade", disse.

Maurina diz que além do envolvimento do prefeito no processo de conquista do Selo Amigo da Criança, a prefeitura também se preocupou com aspectos legais, como a criação de orçamento próprio, com a dotação de recursos do Executivo para as ações envolvendo crianças e adolescentes, o que contemplou a reestruturação do Conselho Tutelar, construção do hospital materno infantil, entre outras ações importantes para atender as metas da Abrinq.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.