Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Doutor Valdir parabeniza catireiros de Aparecida por prêmio em MG

27 de Abril de 2010 às 16:36

 

O deputado Dr. Valdir Bastos (PR) parabenizou o grupo de catira aparecidense “Filhos de Aparecida” pela conquista do primeiro lugar no Festival Nacional de Catira, realizado na Casa do Folclore, em Uberaba (MG), no último sábado, 24. Segundo o parlamentar o festival reuniu grupos de várias cidades com tradição na modalidade, como Uberaba, Uberlândia, Barretos, Santo André, e até cidades goianas, como Anápolis e Joanápolis.

 

O parlamentar enalteceu o desempenho dos aparecidenses porque concorreram com outros 13 grupos de catireiros de alto nível técnico e artístico. Além do principal título do evento, cuja premiação foi de R$ 5 mil, o grupo de Aparecida conquistou o público, de quem receberam ainda o troféu de candidatos mais comunicativos e carismáticos.

 

Doutor Valdir também parabenizou a dupla de violeiros Wellington e Eduardo que ficou em 1° lugar na categoria de melhor dupla e letra, com a canção inédita “Tradição”, do compositor Nilo Jesus Coelho. Eles receberam troféu e um prêmio no valor de R$ 800 e desta forma, completaram a lista de representantes aparecidenses premiados no festival.

 

Conforme o deputado , os artistas premiados fazem parte da Associação dos Catireiros, Foliões e Quadrilhas de Aparecida de Goiânia, presidida pela folclorista Nilmari Alves Siqueira. A associação conta com incentivos da Secretaria de Cultura do município e, para participar do festival, todos tiveram ainda o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

 

“São grandes artistas que representaram muito bem o município de Aparecida e todo o Estado de Goiás. Merece os nossos aplausos e justificaram os incentivos que receberam para manter a importante tradição do nosso povo”, afirmou o deputado.

 

O Festival Nacional de Catira de Uberaba é realizado pela prefeitura do município, com apoio do governo federal, por meio do Ministério da Cultura; Petrobrás e Fundação Cultural. O júri artístico foi composto por profissionais da Secretaria de Cultura de Uberlândia, Uberaba e personalidades da Rede Globo de Televisão.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.