Notícias dos Gabinetes
Júlio da Retífica e Alcides Rodrigues lançam o PróJovem Urbano
O deputado Júlio da Retífica (PSDB), participa na manhã desta quarta, 02, da solenidade de lançamento do PróJovem Urbano, programa de reinserção de jovens com idade de 18 a 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental, no sistema de ensino e no mercado de trabalho.
O ProJovem Urbano é uma iniciativa do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação (MEC), em parceria com os estados, municípios e o Distrito Federal. No Estado o programa é realizado pelo Governo de Goiás através das Secretarias de Cidadania e Trabalho e da Educação, e está sendo lançado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
O deputado Júlio da Retífica participa da solenidade ao lado do governador Alcides Rodrigues, da secretária de Cidadania e Trabalho, deputada licenciada Flávia Moraes, da secretária da Educação, Professora Milca Severino, além de diversas outras autoridades.
Para participar, além de ter de 18 a 29 anos e não ter concluído o ensino fundamental, é necessário que o candidato saiba ler e escrever. Em Goiás, a ação irá beneficiar inicialmente, 18 mil jovens, em 48 municípios. As matrículas serão realizadas de 15 a 30 de julho. Durante 18 meses, os jovens participarão de um curso que permitirá concluir o ensino fundamental, qualificar profissionalmente, além de desenvolver ações sociais de participação cidadã.
Durante a permanência no programa, o jovem receberá uma bolsa no valor de R$ 100, desde que freqüente o mínimo de 75% das aulas e entregue a mesma percentagem dos trabalhos, incluindo atividades de casa. Ao final do curso, cada jovem terá recebido 20 bolsas, o que garantirá o recebimento em períodos de recesso, como Natal, Ano Novo, Carnaval e no intervalo entre o final do curso e a realização de um exame nacional externo, que é obrigatório.
Atualmente, o ProJovem Urbano atende 54 municípios em todo o País. São capitais e regiões metropolitanas de capitais com mais de 200 mil habitantes. Agora, o programa chega aos municípios com menos de 200 mil habitantes. Em Goiás os municípios beneficiados são: Anicuns, Bela Vista de Goiás, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Senador Canedo, Terezópolis, Trindade, Crixás, Goianira, Goiás, Inhumas, Santa Helena, Jussara, Railma, Ceres, Itapuranga, Cocalzinho, Uruana, Iporá, São Luís dos Montes Belos, Bonfinópolis, Caldas Novas, Catalão, Goiatuba, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Morrinhos, Piracanjuba, Pires do Rio, Silvânia, Vianópolis, Goianápolis, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, Alexânia, Abadiânia, Campos Belos, Formosa, Iaciara, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Posse, Cristalina, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás e Luziânia.