Notícias dos Gabinetes
Uruaçu sedia 5º encontro de negócios da Ferrovia Norte-Sul
O deputado Júlio da Retífica (PSDB), participa nesta manhã de sexta, 19, da quinta edição dos encontros de negócios da área de influência da Ferrovia Norte-Sul, na cidade de Uruaçu, na região Norte do Estado. O evento está marcado para as 9 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
A iniciativa é uma ação conjunta do governo estadual, por meio da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), e da Valec Engenharia Construções e Ferrovia, com a parceria do Sebrae-Goiás, do Banco do Brasil e das empresas empreiteiras responsáveis pela construção dos trechos da via férrea em território goiano.
Ao todo estão programados nove workshops até outubro, em igual número de municípios-pólo localizados na área de influência da via férrea. Já foram realizados encontros em Petrolina, Jaraguá, Ceres/Rialma e São Luiz do Norte, com a participação de cerca de 1.600 mil pessoas nessas edições, principalmente micro e pequenos empresários oriundos dos municípios e de localidades vizinhas. Nos eventos foram apontadas oportunidades concretas de negócios que devem surgir, no curto prazo, com o início das obras da ferrovia na região. Também foram repassadas informações sobre o andamento da obra em todo o trecho goiano, que vai de Anápolis à divisa com o Estado do Tocantins.
A programação dos eventos inclui palestra sobre o desenvolvimento econômico de Goiás, a cargo da Seplan; demonstração do cronograma de implantação da ferrovia, sob responsabilidade da Valec; e apresentação das oportunidades de negócios no curto, médio e longo prazos, pelo Sebrae-GO. O Banco do Brasil divulga as linhas de crédito disponíveis, entre elas o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).
A Secretaria do Meio Ambiente discorre sobre os impactos ambientais da obra. Representante da empreiteira responsável pelo trecho aborda a questão da contratação de mão-de-obra, de serviços e aquisição de matérias-primas locais e regionais. O Sistema Nacional de Emprego (Sine-Goiás) também se faz presente no trabalho de apoio às empreiteiras, na seleção e encaminhamento de profissionais para ocupação dos empregos a serem oferecidos.
Os encontros de negócios são coordenados pelo Grupo de Trabalho criado pelo governo estadual para avaliar e propor medidas de desenvolvimento para a área de influência da Ferrovia Norte-Sul.