Notícias dos Gabinetes
Júlio da Retífica participa de palestra sobre Ferrovia Norte-Sul
O deputado Júlio da Retífica esteve participando, na manhã de hoje, 16, no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura, de reunião de trabalho a respeito da Ferrovia Norte-Sul.
Palestra proferida pelo Presidente da Valec, Juquinha das Neves, e do Secretário do Planejamento, Othon Nascimento, que anunciaram as novas etapas de construção das obras da Ferrovia Norte-Sul. De acordo com o Secretário Oton Nascimento, em café da manhã hoje pela manhã no Palácio das Esmeraldas, o Governador Alcides Rodrigues assinou decreto instalando o Grupo de Trabalho para a elaboração do Programa de Desenvolvimento da Área de Influência da Ferrovia Norte-Sul no Estado de Goiás, que irá realizar, em 180 dias, em parceria com a Vale, estudos e propostas de desenvolvimento e geração de emprego e renda às regiões ao longo da Ferrovia Norte-Sil.
De acordo com Othon Nascimento "a Ferrovia Norte-Sul será a nova etapa de integração de Goiás com o Brasil e o mundo, a nova marcha de interiorização e geração de riqueza. O Fundo Constitucional do Centro Oeste, FCO, já tem disponível 1,5 bilhões de reais para investimentos que serão executados ao longo do trecho ferroviário que corta Goiás"
O Presidente da Valec, Juquinha das Neves anunciou que no mês de maio ele e o Governador Alcides Rodrigues, acompanhados do deputado Júlio da Retífica estarão assinando ordem de serviço na cidade de Porangatu para início imediato das obras no trecho Uruaçu-Talismã. "Já estamos com 17.500 trabalhadores construíndo a ferrovia, gerando mais 50.000 empregos indiretos em 17 frentes de serviço em atuação", destacou Juquinha das Neves.
O deputado Júlio da Retífica lembrou aos presentes a luta que sempre desenvolveu para que a obra se transformasse em realidade. De acordo com Júlio da Retífica, "a Ferrovia Norte-Sul é a espinha dorsal do desenvolvimento sustentável do norte goiano e de todo o estado de Goiás. Vamos transformar a realidade goiana". Ainda de acordo com o deputado Júlio da Retífica, "o Governador Alcides Rodrigues está implementando, com o decreto, uma verdadeira revolução da qual todos os goianos irão se beneficiar".
"Só para citar dois exemplos, a Anglo-American terá um ramal de 20 km ligando suas jazidas em Barro Alto à ferrovia, e em Alto Horizonte há estudos que apontam que a região se transformará em um dos maiores pólos de produção mineral do país com a implantação da Norte-Sul", lembra o deputado Júlio da Retífica.
A previsão de entrega e funcionamento da Ferrovia Norte-Sul em todo seu traçado, de Belém a Anápolis, esta prevista para maio de 2010 segundo o Presidente da Valec, Juquinha das Neves.