Notícias dos Gabinetes
Doutor Valdir quer cadastro com CPF em vacinação
Projeto que será apresentado pelo deputado Doutor Valdir Bastos (PR) permitirá estabelecer um controle mais eficaz sobre a vacinação da população em Goiás. A medida visa cadastrar com CPF todas as pessoas que irão vacinar para evitar, por exemplo, que seja aplicado mais de uma dose do mesmo medicamento, quando não há necessidades de outra aplicação, em um único usuário, como vem ocorrendo com a febre amarela. A lei será aplicada em todas as unidades de saúde do estado de Goiás.
Segundo o parlamentar, que é o presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, a iniciativa permitirá que haja uma maior distribuição de vacinas junto à população e evitará que falte o medicamento nos postos de saúde. "Para receber a dose de qualquer tipo de vacina as pessoas terão que apresentar o documento, o qual será cadastrado por meio eletrônico e os dados serão disponibilizados nos sistemas de computação da Secretaria Estadual de Saúde e das prefeituras municipais em todas as unidades dos 246 municípios goianos", afirmou.
A intenção do deputado é que a matéria seja aprovada o mais rápido possível para ser aplicada ainda neste período de surto de febre amarela em Goiás. "Milhares de pessoas foram vacinadas duas vezes e isso vem prejudicando quem não foi vacinado. É preciso fazer esse controle o mais rápido possível para que todos sejam atendidos", afirmou.