Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Na FAEG, Lissauer defende interesses da classe produtiva

30 de Março de 2016 às 10:16
A pauta da reunião foi sobre a criação do Fundo da Soja, seguro rural e cotas de exportações de milho e soja de empresas instaladas em Goiás.

O deputado Lissauer Vieira, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio da ALEGO, participou nesta segunda-feira, 28, de reunião na sede da Federação da Agricultura de Goiás – FAEG, com o presidente da entidade José Mário Schreiner, diretoria, dirigentes da Aprosoja Goiás, deputado Valcenor Braz, representantes do setor agropecuário e a secretária estadual da Fazenda, Ana Carla Abrão.

Na reunião foi aprofundada a discussão em torno da criação do Fundo de Apoio à Cultura da Soja, como já existe nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no sentido de buscar apoio ao desenvolvimento da sojicultura, com vistas ao progresso científico, tecnológico, econômico e social dessa cultura no Estado de Goiás.

Em sua fala, Lissauer destacou a representatividade do plantio de soja, que hoje ocupa quase 60% das áreas agricultáveis e representa 35% do Valor Bruto da Produção goiana. “O Fundo irá financiar ações voltadas ao apoio e desenvolvimento dessa cultura, investindo em pesquisas, trazendo melhorias ao modelo de seguro e disponibilizando assistência técnica ao produtor”. A gestão dos recursos, diz ele, será dividida meio a meio entre o Conselho Gestor do Fundo e o Estado de Goiás.

Já com relação às cotas de exportações de milho e de soja, os representantes do setor agrícola solicitaram a secretária estadual da Fazenda, Ana Carla Abrão, a redefinição e ampliação do teto máximo de exportação sem taxação para cada empresa.

Seguro Rural

O tema seguro rural foi discutido com ares de ânimo, visto que em 2015 o mesmo contemplou as necessidades dos produtores. Mas a ideia é concentrar esforços e buscar outras formas de aumentar ainda mais esses recursos. “Vamos redobrar os esforços em prol da agropecuária, principalmente nesse momento difícil que vive nosso País e buscar incansavelmente maneiras de contribuir com o produtor rural”. Finaliza o deputado.


Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.