Notícias dos Gabinetes
Em entrevista, Dr. Joaquim afirma que a democratização do Coindice é de extrema importância
Em entrevista para o Jornal Hora Extra, o deputado Joaquim de Castro, fala sobre medidas que necessitam ser tomadas tanto na infra-estrutura, quanto na saúde e educação (dentre outras), para que a Região Oeste, Vale do Araguaia/Rio Vermelho prosperem.
O projeto de Emenda Constitucional, em que o deputado propõe que 0,8% da receita do Estado vá para o Fundo Constitucional da Região Oeste e do Vale do Araguaia/Rio Vermelho, está em tramitação. Projeto este que visa o investimento trazendo melhorias para esses municípios.
O deputado acredita que assim que a CELG superar esse momento, ele irá requisitar da mesma uma distribuição de energia para toda a Região que é citada no Fundo Constitucional, já que a mesma sofre com a falta de eletricidade.
Para melhorar a área da saúde, inicialmente, o Dr. Joaquim diz que deve haver uma descentralização do serviço de saúde dos hospitais da capital para os regionais, "assim facilitaria e melhoria a qualidade de vida da população", afirma o deputado.
Na área da educação, a UEG precisa voltar nas atividades que permitem maior lucro e que existem maior oferta de trabalho na região. E para fazer isso, nada melhor do que analisar a economia da mesma, que é de base agropecuária. Diante de conhecimentos desse tipo, a Universidade deve procurar oferecer cursos relacionados a essa área.
O deputado citou outras medidas a serem tomadas, também citou meios para que possam ser efetuadas as mesmas e finaliza dizendo que a distribuição democrática do Coindice é indispensável para o bom desenvolvimento de todo e qualquer município.