Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Avanços da energia renovável são discutidos em Fórum Permanente

01 de Abril de 2016 às 12:57
Reunião contou com presenças do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Helio de Sousa; o secretário estadual Vilmar Rocha, da Secima; Renê Pompeu de Pina, chefe de gabinete de Vilmar Rocha; Célio Eustáquio de Moura, da FIEG; Diogenes Aires de Melo, da Seplanh.

O Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás, presidido pelo deputado Simeyzon Silveira (PSC), que também é presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Goiás, realizou na manhã de sexta-feira, dia 1º, a sua quinta reunião. A próxima reunião acontece no dia 29 de abril.

Compuseram a mesa principal, além de Simeyzon, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Helio de Sousa; o secretário estadual Vilmar Rocha, da Secima; Renê Pompeu de Pina, chefe de gabinete de Vilmar Rocha; Célio Eustáquio de Moura, da FIEG; Diogenes Aires de Melo, da Seplanh; e Júlio César da Serra Campos, diretor da Acieg.

Segundo Simeyzon a principal ideia do Fórum é discutir os avanços – já conquistados e os possíveis - mas de forma unida. “Juntamos tudo no mesmo ambiente para a que a ideia seja conjunta. O Setor Energético no país tem que ser amplamente discutido, já que precisa avançar muito, principalmente em energias que são consideradas complementares, como energia solar e biomassa”, disse o deputado.

O presidente do Fórum salientou ainda que é preciso propor soluções, e que já tem visto resultados efetivos, tendo a certeza que serão conseguidas produções práticas e também a entrega de resultados, a curto, médio e longo prazo.

Simeyzon também debateu as metas e ações dos grupos temáticos – que se reuniram durante o mês de março. Além disso, foram discutidos os resultados e relatórios das comissões. O deputado reafirmou que o objetivo é apresentar Projetos de Lei até o final do semestre.

Palestras

O primeiro a palestrar foi o secretário estadual Vilmar Rocha, da Secima. Segundo ele, para se realizar projetos consistentes, têm que se fazer alianças. Apenas com a união das forças de entidades diferentes conseguiremos avançar. É preciso somar forças tendo um norte. E o Fórum Permanente de Energia tem conseguido fazer isso de uma forma muito boa.

Vilmar Rocha falou sobre o avanço em outras isenções para energias renováveis. E também viabilizar crédito para os empresários do estado, e que sejam subsidiados. Houve ainda uma entrega simbólica da resolução do Confaz, publicado no Diário Oficial do dia 14 de março, que gera isenção de cobrança de ICMS nos geradores individuais.

Logo após, Helio de Sousa confirmou que há todo o respaldo da Assembleia Legislativa tanto ao Fórum, quanto às iniciativas que vem sendo tomadas nas reuniões. “Quaisquer matérias que forem apresentadas na Assembleia que visem fomentar as energias renováveis e também melhorar questões ambientais, terão todo o meu apoio”, afirmou.

Helio disse ainda que, desde que Simeyzon assumiu a Comissão de Minas e Energia, o deputado vem fazendo um trabalho excelente. “Ele está fazendo acontecer, e isso é extremamente importante para a sociedade e também para Assembleia Legislativa. Nós precisamos de deputados que atuem desta forma”, salientou.

Houve ainda uma palestra sobre o Mercado Livre de energia elétrica, realizada por Alessandro Cunha, presidente da BC Energia.

Segundo Alessandro, o objetivo desse mercado é estimular a livre concorrência, aumentar a competitividade e reduzir o custo com energia elétrica.

Resíduo Zero

Diógenes Aires de Melo falou sobre o projeto Residência Resíduo Zero, da prefeitura de Goiânia e também sobre o Aterro da capital.

O projeto surgiu como um edital para um concurso e foi selecionado entre 800 projetos mundiais, e visa solucionar problemáticas da comunidade local em relação ao lixo.

“A nossa ideia é realizar educação ambiental, juntamente com gestão sustentável de resíduos e criar uma rede de interação entre os moradores da cidade, por meio de visitas às residências e também pelas redes sociais”, disse Diógenes.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.