Notícias dos Gabinetes
Deputado apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em agências bancárias
O deputado estadual Francisco Gedda (PTN) apresentou nesta quinta - feita (5) no plenário da Assembleia Legislativa projeto de lei que proíbe uso de celulares e aparelhos similares nas dependências de agências bancárias a fim de inibir as ações de assaltantes que infiltrados no meio dos clientes agem sem serem observados.
A redação da Lei proíbe o uso de celular dentro de agências bancárias, postos de serviço e qualquer instituição financeira com movimentação de dinheiro em caixa, inclusive os eletrônicos. Segundo o texto, os clientes poderão portar o telefone, mas ficarão impedidos de usá-lo. Apenas em situações de emergência e desde que previamente comunicado ao gerente, serão autorizadas as ligações.
Hoje é um verdadeiro tormento ter que ir a uma agência bancária para realizar a operação desejada, a insegurança é muito grande, o risco de assalto é iminente e constante. Tal é o número de roubos contra aqueles que realizam saques de determinadas quantias em bancos que já se batizou tal operação delitiva de “saidinha bancária”.
Nessa modalidade de assalto o bandido observa silenciosamente a vítima escolhida, geralmente através de “olheiros”, de forma a identificar pessoas que façam saques de quantias mais consideráveis e sejam aparentemente mais frágeis, portanto com menor poder de reação.
O projeto agora será apreciado por um relator e depois seguirá para votação em plenária da Casa.