Notícias dos Gabinetes
Popularização da energia fotovoltaica é discutida em 6ª reunião de Fórum de Energia
O deputado Simeyzon Silveira (PSC) realizou na manhã de sexta-feira, 29, a 6ª reunião do Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás. O evento aconteceu na sede do Ministério Público de Goiás, em Goiânia.
Fizeram parte da mesa principal a promotora Suelena Carneiro, do Ministério Público de Goiás; Renê Pompeo, chefe de gabinete da Secima; Marcel Bruno Silveira Souza, diretor técnico da Agehab; Adilon Souza, presidente da Associação Goiana de Psicultores; e Antônio Melo de Oliveira, professor da Universidade Federal de Goiás.
Durante o evento, Renê Pompeo realizou a entrega simbólica da Regulamentação Específica para Implantação das Fontes Fotovoltaicas em Goiás. A minuta estabelece procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de usinas fotovoltaicas.
A entrega é considerada pelo Fórum como de extrema importância para facilitar a implantação da energia fotovoltaica em Goiás.
As palestras
Como presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Goiás e também do Fórum, Simeyzon falou sobre o projeto Selo Verde - apresentado pelo deputado Francisco Júnior (PSD) - que consiste em um certificado de qualidade ambiental para empresas, entidades e órgãos públicos que desenvolvam ações para preservação, proteção e recuperação do meio ambiente.
“Acredito que o setor energético é a mola propulsora de desenvolvimento de qualquer estado. Estamos buscando soluções para áreas fundamentais e devemos juntar forças e agregar valor àquilo que é relevante”, afirmou Simeyzon.
A promotora Suelena Carneiro, do Ministério Público falou sobre o modelo de Parceria, Reciclagem e Sustentabilidade que está sendo realizado pelo Ministério Público de Goiás. Ela também agradeceu a oportunidade de participar do Fórum Permanente, e elogiou a frequência com que as reuniões têm acontecido. “A partir de reuniões como as que acontecem no Fórum muitas ideias são debatidas e podem ser levadas adiante”, disse.
Murilo Frazão, presidente da Comissão de Gestão Ambiental do MP-GO, afirmou que a ideia é replicar uma boa ação que está sendo desenvolvida pela Comissão, formada por promotores e servidores da MP-GO. “Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, a ideia é de adequar a questão do recolhimento dos resíduos sólidos do órgão e de outros órgãos estaduais, e que está sendo realizada em parceria com cooperativas de reciclagem”, afirmou.
Marcel Silveira, da Agehab, falou sobre a implantação de energia fotovoltaica nos projetos de habitação popular. Foi apresentado um projeto de instalação de um sistema de geração de energia através de módulos fotovoltaicos na sede da Agência e também em um módulo habitacional na cidade de Pirenópolis.
Adilon de Souza, presidente da Associação dos Piscicultores de Goiás, que falou sobre a implantação do sistema fotovoltaico e biomassa conjugado com a produção Psicultora.
Antônio Melo de Oliveira, professor da Universidade Federal de Goiás fez uma palestra sobre a qualidade da energia elétrica no estado de Goiás.
A próxima reunião do Fórum acontecerá no mês de junho, devido a problemas de agenda no mês de maio. Os grupos temáticos, porém, se reunirão durante todo o próximo mês.