Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Francisco Jr propõe fundo para subsidiar o transporte coletivo

19 de Maio de 2011 às 18:38
Contrário ao aumento de tarifa do transporte coletivo, o deputado estadual Francisco Junior (PMDB) apresentou ontem (dia 18) na reunião da CDTC (Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo) a proposta de que um fundo seja utilizado para subsidiar todo o setor. Representante da Assembléia Legislativa na entidade que define as políticas públicas para o transporte coletivo, Francisco Júnior foi voto vencido na reunião, mas decidiu não assinar a deliberação que instituiu o aumento de tarifa até que um grupo de trabalho que encaminhe o assunto seja criado.

"Não assinei a deliberação porque estou aguardando a ata, em que consta a criação desse grupo. Como a decisão da maioria foi de que o transporte precisa desse aumento por causa dos reajustes dos salários dos motoristas, propus então que o usuário não seja mais sacrificado e que possamos procurar um fundo que subsidie o transporte coletivo de toda a região metropolitana", disse o deputado estadual.

Para o parlamentar o poder público precisa aproveitar o momento atual  para estimular a utilização do transporte coletivo, mudar o comportamento das pessoas e tirar carros da ruas. “A hora é de se investir no transporte público, dar mais qualidade ao serviço e fazer as pessoas deixarem seus carros em casa. O subsídio é uma alternativa para se evitar que o peso do sistema continue recaindo todo sobre o usuário, a parte mais frágil”, afirmou Francisco Júnior.

Após a reunião da CDTC o deputado conversou sobre a viabilização de recursos para subsidiar o transporte coletivo com estudantes que promoviam manifestação contrária ao aumento da tarifa. Entre as idéias apresentadas por Francisco Júnior estão a utilização de recursos do Fundo de Transportes ou a destinação de recursos obtidos com estacionamento em áreas controladas pelo poder público – hoje a área azul.

Já os estudantes sugeriram também que o transporte coletivo receba recursos obtidos com o pagamento do IPVA de veículos de luxo. Outras reivindicações dos manifestantes foram a implementação do passe livre estudantil e que seja criada uma vaga na CDTC para que os movimentos sociais possam participar das deliberações da entidade.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.