Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Francisco Júnior participa de Fórum de Mobilidade Urbana

22 de Fevereiro de 2011 às 18:40
A possibilidade da região metropolitana de Goiânia ter um transporte coletivo com maior capacidade e mais ágil foi discutida ontem no Fórum de Mobilidade Urbana realizado na Associação das Empresas do Mercado Imobiliário, Ademi. Presente no evento, o deputado estadual Francisco Júnior (PMDB) afirmou que o maior desafio do poder público hoje para garantir uma melhor mobilidade urbana na capital é fazer com que as pessoas deixem os carros e se sintam confortáveis em utilizar o transporte público de massa.

No evento foi apresentado o modelo BRT (Bus Rapid Transit), um sistema de ônibus de alta capacidade considerado rápido, confortável e eficiente, e que possui um custo menor do que a implantação de um metrô. Atualmente o modelo BRT tem como grande exemplo a cidade de Bogotá, na Colômbia, que se inspirou e aperfeiçoou a rede implantada em Curitiba, no Paraná.

Para o deputado estadual melhorias na mobilidade urbana das metrópoles hoje exigem a inclusão dos mais variados modais de transporte. “Além dos altos custos em obras e intervenções no trânsito, não só para o poder público como para a iniciativa privada, a questão é de prioridade. É preciso melhorar a eficácia do transporte coletivo e incentivar outros modais, com a implantação de ciclovias, por exemplo” disse Francisco Júnior.

Presentes no Fórum, autoridades municipais e estaduais anunciaram que propostas de alterações no transporte coletivo devem ser apresentadas nos próximos meses. A prefeitura de Goiânia anunciou ainda que neste momento dá prioridade à implantação dos corredores exclusivos e preferenciais, conforme previsto no Plano Diretor.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.