Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mané de Oliveira quer ampliar licença para servidor com filho portador de deficiência

14 de Junho de 2016 às 10:27

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás projeto do deputado estadual Mané de Oliveira (PSDB), que dispõe sobre a ampliação das licenças maternidade e paternidade para os servidores públicos estaduais com filhos, naturais ou adotados, com deficiência, no âmbito dos Poderes e órgãos da Administração Pública direta, suas autarquias e fundações, no Estado de Goiás.

De acordo com a matéria, fica ampliada para 9 (nove) meses a licença maternidade para a servidora pública estadual com filho, natural ou adotado, com deficiência e, por igual período quando o servidor homem for adotante. Em caso do homem não ser o adotante, o presente não prejudica, nem exclui o direito, a licença paternidade já vigente por lei.

Pelo projeto ainda, considera-se pessoa com deficiência, para efeitos desta Lei, as pessoas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, conforme definido pela Organização Mundial de Saúde. A Lei determina ainda que, a deficiência para efeitos de concessão das licenças maternidade e paternidade, será comprovada por laudo médico.

O deputado Mané de Oliveira entende que o projeto, além de proteger as crianças com deficiências, garantirá aos pais maior tempo para se adaptarem aos cuidados essenciais de que seus filhos necessitam.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.