Notícias dos Gabinetes
Audiência pública sobre a Celg atinge objetivo
Os resultados positivos registrados pela Celg após a implantação do Plano de Reestruturação da empresa, lançado no início do ano, foram apresentados no último dia 13 pelo vice-governador e presidente da estatal, José Eliton, durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa. A audiência foi iniciativa do deputado José Vitti (PRTB), que também preside a Comissão de Minas e Energia da Casa. Em sua explanação, José Eliton destacou as negociações que estão sendo feitas no mercado financeiro, a exemplo do Credit Suisse, que garantirão a recuperação da Celg independente do aporte financeiro (R$ 1,7 bilhão) buscado pela empresa junto ao governo federal.
Segundo ele, o plano já foi analisado e aprovado pela equipe econômica da presidenta, Dilma Rousseff, e tem todas as possibilidades de ser aprovado, caso o critério utilizado para liberação do recurso seja técnico e não político. Em caso de recusa do empréstimo, continuou ele, negociações como a que está sendo feita junto ao Credit Suisse, venda de até 49% das ações da empresa, somadas às ações de revisão contratuais, acerto de contas com o governo do Estado e prefeituras serão eficientes no resgate da Celg.
Acompanhado da superintendente de Planejamento e Gestão, Maria de Fátima Melo, que falou sobre o Plano Estratégico para 2011/15, e do diretor-técnico Humberto Eustáquio Tavares Correa, que expôs as necessidades de investimento, manutenção e ampliação da rede elétrica, José Eliton explicou o Plano de Reestruturação Financeira da Celg D e reafirmou o compromisso do governo do Estado de recuperar a empresa.
"A Celg hoje não pertence mais aos goianos, ao Estado de Goiás, e sim a seus credores. O que queremos é resgatar esse patrimônio e devolvê-lo aos goianos. Sabemos que o caminho a ser percorrido é austero, mas necessário para a reestruturação da empresa", analisou.
Em menos de três meses, a estatal já registra resultados positivos que permitem a retomada de atividades que estavam paralisadas. Uma delas, o Programa Luz para Todos, que foi relançado pelo governador Marconi Perillo no último sábado,16, na região Nordeste do Estado. Após a explanação feita para deputados, empresários, representantes de classe e jornalistas, que lotaram o auditório Costa Lima, José Eliton respondeu a perguntas do público e afirmou que a Celg vai evoluir para um novo modelo de gestão totalmente técnico e sem qualquer ingerência política. "Vamos seguir exemplos de sucesso, como é o caso da Cemig", adiantou.
Certo de ter alcançado o objetivo da proposta, que é esclarecer à população sobre o que está sendo feito para recuperar a Celg, o deputado José Vitti disse confiar no governo do Estado na condução da empresa. Segundo ele, tanto o governador quanto o vice-governador, que também responde pela presidência da Celg, estão imprimindo medidas necessárias ao bom andamento da empresa, inclusive cobrando energia dos próprios órgãos públicos, que se viam no direito de não pagar por ela. "O governo pode ter a certeza de que terá o apoio desta Casa sempre que precisar agir em benefício da Celg e dos goianos."