José Vitti é eleito presidente da Assembleia em chapa de consenso e por unanimidade

30 de Junho de 2016 às 18:58

O líder do Governo, deputado José Vitti (PSDB), foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017-2018, na tarde desta quinta-feira, 30, em sessão extraordinária que definiu todos os oito componentes da Mesa Diretora. A chapa de consenso que elegeu José Vitti como presidente; Manoel de Oliveira (PSDB), como 1º vice-presidente; Henrique Arantes (PTB), 2º vice-presidente; Helio de Sousa (PSDB), 1º secretário; Bruno Peixoto (PMDB), 2º secretário; Lincoln Tejota (PSD), 3º secretário e Humberto Aidar (PT), 4º secretário, teve votação unânime de 38 parlamentares.

Apesar da Mesa Diretora já estar definida, a posse só acontecerá no dia 1º de fevereiro de 2017. A votação foi realizada em duas etapas, sendo que na primeira foi votado por chamada nominal e em ordem alfabética, os cargos de presidente, 1º e 2º secretários. Na segunda etapa, e da mesma maneira, os parlamentares votaram os demais cargos da Mesa.

Após a eleição, o presidente eleito agradeceu o apoio dos parlamentares e dedicou a vitória a seus eleitores. Ele também destacou que caberá ao Governador Marconi Perillo a decisão sobre a liderança do Governo nesse período de antecede a posse da nova Mesa Diretora. “Meu trabalho vai dar continuidade à gestão séria e eficiente da Casa e implantar mais alguns programas que iremos buscar em experiências exitosas em outras Assembleias Legislativas, sempre no sentido de garantir mais transparência e representatividade”, adiantou o presidente eleito em relação aos seus projetos para os anos 2017-2018.

Bastante emocionado, José Vitti disse ainda que o trabalho para alcançar esse resultado foi árduo e não poderia deixar de agradecer a ajuda de vários parlamentares que apoiaram o seu projeto desde o início. “Tive que lutar muito, com a ajuda de Deus e de vários colegas deputados que estiveram ao meu lado. Na eleição passada abri mão para um projeto maior, para que o presidente, doutor Helio pudesse estar à frente desse Poder, mas depois consegui concretizar esse sonho e isso me emociona muito, porque nessa jornada perdi meu pai e queria muito que ele estivesse aqui, porque era um sonho não só meu, da família, mas sei que ele deve estar muito feliz lá de cima”, acredita.

Biografia

Eleito deputado estadual com mais de 35 mil votos em seu primeiro mandato (2010) e reeleito em 2014 com mais de 43 mil votos, José Antônio Vitti, 39 anos, figura entre os dez parlamentares com melhor desempenho nas urnas em 2014. Foi o quarto deputado estadual mais bem votado entre os 41 deputados da Casa de Leis e o segundo mais bem votado do seu partido, PSDB. Em 2015, assumiu a liderança do Governo na Assembleia Legislativa para o biênio 2015-2016. Também foi eleito vice-presidente do PSDB em Goiás em junho do mesmo ano.

Advogado por formação e empresário do ramo de minério por influência dos pais, José Vitti e Marilda Arruda Vitti, assumiu a presidência das empresas da família em 2003. Três anos antes já integrava o Sindicato das Indústrias de Calcário, Cal e Derivados do Estado de Goiás, Tocantins e Distrito Federal (Sininceg), tendo assumido a presidência da entidade em 2006.

Vitti compôs, ainda, o corpo diretivo da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), ocupando a presidência da Câmara Setorial de Mineração.  Também foi membro da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal).

Militante sensível às causas sociais, José Vitti integrou o quadro de Agentes de Proteção da Vara da Infância e da Juventude de Goiânia.

A vontade de contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente da cidade de Palmeiras de Goiás e região, onde foi criado e mantém residência, levou-o a criar o Instituto José Vitti, organização não governamental que visa fomentar ações de responsabilidade social no âmbito empresarial.

Naturalidade: Goiânia (GO)

Nascimento: 26 de novembro de 1976

Filiação: José Vitti e Marilda Arruda Vitti

Irmãos: Marlene Aparecida Vitti Bonturi, João Batista Gomes Vitti e Ana Cláudia Vitti