Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Processo de fomento da energia sustentável em Goiás discutido em reunião do Fórum

26 de Agosto de 2016 às 12:45
Reunião aconteceu na manhã de sexta-feira, 26, na Universidade Federal de Goiás (UFG). Para Simeyzon, estado de Goiás, hoje, é referência na discussão de energias renováveis no Brasil.

O Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás, presidido pelo deputado Simeyzon Silveira (PSC) – também presidente da Comissão de Minas e Energia – voltou a se reunir na manhã de sexta-feira, 26, na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Simeyzon tem enfatizado durante os encontros a importância de fomentar energias renováveis no estado de Goiás. Nas palestras durante o primeiro semestre, o deputado apresentou um panorama do Setor Energético Sustentável e a importância das Matrizes Sustentáveis.

A reunião desta sexta teve abertura do deputado Simeyzon, a partir das 9 horas. Marcelo Stehling de Castro, diretor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, representou o Magnífico reitor da UFG, Orlando Afonso, e mostrou um projeto de energia fotovoltaica que a Universidade implantou em um dos seus prédios.

Sandra Mendez, assessora da Secretaria de Desenvolvimento (SED), representou o secretário Luiz Maronezi e apresentou o Decreto 8.681, que institui Comitê Gestor de Políticas de Apoio ao Setor Florestal e Madeireiro em Goiás, uma reivindicação do Fórum Permanente de Energia.

Renê Pompeo representou Vilmar Rocha, secretário da SECIMA, e apresentou o Programa Goiás Energias Sustentáveis, que engloba uma série de fatores e incentivos para empresas de  iniciativa privada que produzam energia limpa se instalem no estado.

Adriano Castanheira representou Luiz Stival, presidente da Agehab, e apresentou o Cronograma de execução das unidades fotovoltaicas nas unidades populares.

Quando o projeto estiver implantado por completo, 1199 unidades habitacionais terão usinas fotovoltaicas, fazendo de Goiás o estado com o maior número de casas com unidades fotovoltaicas conectadas.

“Isso definitivamente coloca o estado de Goiás como referência. Esse é um modelo novo ainda para o Brasil, e Goiás sai na frente. E fico muito feliz, já que o Fórum foi um importante interlocutor entre a Agehab e a Celg. Há ainda o valor social, já que cada família pode economizar aproximadamente 85% de energia”, salientou o deputado Simeyzon.

Rafael Nielson, do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Goiás (SENGE) falou sobre a geração distribuída e eficiência energética.

Geração Distribuída é a geração de pequeno porte realizada diretamente no local onde será utilizada. A eficiência energética é uma atividade que busca melhorar o uso das fontes de energia.

Ao final, Simeyzon fez uma avaliação positiva da reunião, já que está sendo formatado um processo de fomento da área das energias renováveis em Goiás. “O governo do estado de Goiás já está desenvolvendo, de acordo com as sugestões que o Fórum tem passado, um programa que chamará ‘Goiás Energias Sustentáveis’. A função do Fórum não é discutir qual é a mais importante, mas sim ampliar o debate entre as instituições, e agregar as matrizes complementares à matriz hidráulica, por exemplo, que é a principal produtora de energia em Goiás e no Brasil”, afirmou o presidente do Fórum.

A próxima reunião do Fórum permanente acontece no início do mês de outubro, ainda sem uma data definida, devido às eleições municipais, que acontecem no dia dois de outubro.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.