Notícias dos Gabinetes
Estação de Energia Fotovoltaica é inaugurada na Assembleia
Foi inaugurada na tarde desta quarta-feira, 14, uma Estação Individual de Energia Fotovoltaica, localizada na entrada principal da Alego. A iniciativa foi do deputado Simeyzon Silveira, presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), e também do Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás. Helio de Sousa, presidente da Alego, participou da cerimônia.
A estação é uma tecnologia que consiste na produção de eletricidade com recurso de energias renováveis, de forma autônoma e independente da rede pública local. Com esta solução há a produção de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos, abastecendo uma bateria para alimentar a luminária de LED no período noturno. A instalação se deu pela empresa Sustenergyn, representada por Ronaldo César.
Além dos parlamentares, estavam representantes do Fórum Permanente de Energia, de alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e também da Universidade Paulista (Unip).
Para Simeyzon, a inauguração foi um dia simbólico para sua legislatura, já que é importante que um tema de alta relevância, como a energia renovável seja tratado dentro das dependências da Alego e agradeceu ao Fórum e também a todos os participantes pelos trabalhos que estão sendo realizados.
“Não podemos mais fugir de complementar nossas matrizes energéticas sem formas de energia que se sejam fontes sustentáveis e limpas. A crise, o colapso do modelo brasileiro de energia, a falta de planejamento, a aposta errada em uma única matriz energética (hidráulica) e também as questões climáticas foram essenciais para as dificuldades do setor e o aumento do preço nos últimos anos. Daí a importância da energia complementar e que seja sustentável”, afirmou.
O presidente do Fórum salientou ainda que o papel do Fórum e da Alego é discutir política de incentivos à energia renovável, e deu como exemplo a regulamentação específica para as fontes sustentáveis, feita com ajuda da Secima.
Simeyzon lembrou que outro projeto muito importante é o ‘Goiás Energias Sustentáveis’, que criará leis de incentivo para a instalação de indústrias de painéis solares e fotovoltaicos, visando baratear o preço final para os consumidores.
O deputado também lembrou que o Governo irá implementar até o fim do ano estações de energia fotovoltaica em unidades estado de Goiás. No total, 1200 família serão beneficiadas.
Os principais objetivos do “Programa de Eficiência Energética” são fazer de Goiás o estado pioneiro a implantar a geração fotovoltaica em habitações de interesse social unifamiliar; ser o estado brasileiro com o maior número de conexões de geração fotovoltaica; e ter três municípios goianos entre as quatro cidades com maior quantidade de unidades geradoras do país. A economia nas residências chegará a aproximadamente 85%.
Helio de Sousa, presidente da Alego, afirmou que a inauguração é uma oportunidade de apresentar ao povo goiano a realidade das energias renováveis.
“Gostaria de parabenizar o deputado Simeyzon por conseguir trazer algo tão importante para a Assembleia Legislativa de Goiás. Isso mostra que estamos atentos ao que acontece no Brasil e no mundo, utilizando a partir de agora energia renovável para a Alego”, afirmou.