Notícias dos Gabinetes
Prêmio Altamiro Pacheco é entregue em Sessão presidida por Simeyzon Silveira
O Plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa recebeu, na noite desta segunda-feira, 21, nove homenageados que foram agraciados com o Prêmio Altamiro de Moura Pacheco. A iniciativa foi do deputado Mané de Oliveira (PSDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Casa. A Sessão foi presidida pelo deputado Simeyzon Silveira (PSC), presidente da Comissão de Minas e Energia e do Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético.
Estavam presentes na mesa diretiva a assessora especial da Governadoria, Lamis Cosac, na oportunidade representando o governador de Goiás, Marconi Perillo; a homenageada, Suelena Carneiro Caetano Fernandes Jayme; o procurador do Estado, Rodrigo Rezende, representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos; o delegado estadual de repressão a crimes contra o meio ambiente, Luziano Severino de Carvalho; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás, Francisco Almeida, e o assessor parlamentar Wanderlei Correto, representante do senador Wilder Morais.
Segundo Simeyzon, a propositura foi de grande valia e casa com as ações da Comissão de Minas e Energia em prol do meio ambiente.
Em seu discurso, o deputado Manoel de Oliveira relatou que há 50 anos teve a oportunidade de entrevistar Altamiro de Moura Pacheco. “Ele previu nossas necessidades e retrospectos ambientais de hoje. Esse prêmio é para todas as pessoas que fazem bem ao meio ambiente”, salientou.
Em nome dos demais homenageados, fez uso da palavra a coordenadora do Centro Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público de Goiás, promotora de Justiça Suelena Carneiro, que é membro do Fórum Permanente de Energia.
Para Suelena, é necessário um esforço conjunto para o bem de todas as gerações. “É consenso que reina entre nós a necessidade de preservar o meio ambiente. Todos temos que contribuir para que a sociedade caminhe para a sustentabilidade”.
A premiação
Os prêmios foram divididos em três categorias para o recebimento: o Troféu Aroeira, que condecora empresas, entidades ou pessoas locais que, de alguma maneira, contribuem na promoção, preservação e defesa do meio ambiente em todo o Estado; a Comenda dos Ipês, que é destinada a homenagear agências de comunicação ou pessoas que promovem assuntos relacionados ao meio ambiente. E ainda, o terceiro e último grupo homenageado é o da Comenda Araguaia, que, assim como o Troféu Aroeira, visa reconhecer esforços na defesa e promoção do meio ambiente, porém, neste caso, com trabalhos de repercussão nacional.
Diógenes Aires, do Projeto Resíduo Zero Goiânia, e também membro do Fórum Permanente de Energia, indicado pelo deputado Simeyzon Silveira, recebeu a Comenda Araguaia. Suelena Carneiro recebeu o Troféu Aroeira.